| Mais de 900 professores da Universidade Federal do Amazonas, filiados à ADUA, estão aptos a comparecerem às urnas hoje (13) e amanhã (14) para eleger a nova diretoria da seção sindical, gestão 2014-2016. No mesmo pleito, que ocorrerá nas unidades acadêmicas da capital e de fora da sede, a categoria vai escolher também a composição da direção do ANDES-SN, para o mesmo período de gestão. Há mais de uma década as eleições para a diretoria local e nacional não ocorrem concomitantemente.
 “É importante que todos os sindicalizados participem, pois a Adua é que representa legalmente a categoria e, em âmbito nacional, o Andes-SN, ambos na defesa dos direitos dos professores e ainda na luta pela melhoria da educação superior pública, de qualidade e socialmente referenciada”, afirmou o presidente da Adua, José Belizario, que, junto com as professoras Patrícia Sampaio e Ana Cristina Fernandes, integra a Comissão Eleitoral Central (CEC).
 
 Em âmbito local, a única concorrente é a chapa “ADUA AUTÔNOMA: RESISTÊNCIA E LUTA” (confira nominata na tabela), que efetuou a inscrição na manhã de encerramento do prazo de candidatura, no dia 14 de abril. A expectativa da CEC era que, diferentes das eleições anteriores, mais de uma chapa participasse da disputa local, mas até o prazo de candidatura de chapa somente uma compareceu.
 
 “O processo democrático, com mais de uma chapa concorrendo, poderia estimular mais participação, organização e mobilização dos professores para que o pleito fosse mais enriquecido”, disse, acrescentando que a Comissão está tomando todas as providências para que o pleito seja realizado sem intercorrências.
 
 Eleição do ANDES-SN
 
 Já a nível nacional, a homologação da única inscrita ao processo eleitoral ocorreu no dia 19 de março. A chapa “ANDES-SN – DE LUTA E PELA BASE” é composta por 83 nomes, sendo 11 para a diretoria nacional e seis para a composição de cada uma das 12 regionais que integram o Sindicato Nacional.
 
 Entre os candidatos (confira a nominata na tabela), está o professor Paulo Rizzo, da Universidade Federal de Santa Catarina, concorrendo ao cargo de presidente. Já a atual presidente do ANDES-SN, professora Marinalva Oliveira, da Universidade Federal do Amapá, concorre a 1ª vice-presidente do Sindicato Nacional. Na composição da diretoria nacional aparece também o professor Jacob Paiva, da Ufam, candidato ao cargo de 1º secretário. Outros dois docentes da Ufam, Antônio José Vale da Costa e Marcelo Mario Vallina, concorrem aos cargos de 1º vice-presidente e 1º tesoureiro, respectivamente, pela Regional Norte 1.
 
 Voto direto e secreto
 
 As eleições acontecerão por votação direta e secreta. Podem exercer o direito ao voto, os professores sindicalizados até o dia 14 de março e em dia com as contribuições sindicais, de acordo com o Regimento Eleitoral. Ao todo serão 13 urnas – duas a mais que o último pleito –, sendo oito na capital e cinco nas unidades acadêmicas fora da sede (confira na lista abaixo). Em todas elas, o pleito será aberto às 10h. Naquelas que funcionam em três turnos, as eleições encerrarão Às 20h. Nas demais, as urnas ficarão abertas até às 17h.
 
 De acordo com a CEC, o processo eleitoral deste ano terá novidades. A primeira será a participação de docentes de uma nova unidade acadêmica da Ufam, o Instituto de Computação, criado há menos de dois anos. Os professores do Icomp vão votar em uma urna que contempla também as Faculdades de Direito e de Tecnologia e ainda o Instituto de Ciências Exatas.
 
 A outra é a instalação de uma urna no prédio da Reitoria, para os docentes que atuam junto à Administração Superior, evitando assim deslocamentos para suas unidades acadêmicas de origem. Já os professores aposentados terão à disposição uma urna na sede da Adua.
 
 Seções Eleitorais
 
 Urna 1 – Odontologia, Medicina e Farmácia
 Urna 2 – Enfermagem
 Urna 3 – FCA, ICB, FAPSI e FEFF
 Urna 4 – FACED e FES
 Urna 5 – ICHL
 Urna 6 – FD, FT, ICE e IComp
 Urna 7 – Unidade de Itacoatiara
 Urna 8 – Unidade de Coari
 Urna 9 – Unidade de Parintins
 Urna 10 – Unidade de Humaitá
 Urna 11 – Unidade de Benjamin Constant
 Urna 12 – Adua/Aposentados
 Urna 13 – Reitoria
 
 Fonte: Adua
 |