
Crédito: Imarketing Agência/Divulgação
Sue Anne Cursino
Com o tema “Unificar as lutas anticapitalistas: contra o colapso socioambiental, em defesa da vida e da educação pública”, o ANDES-SN convoca o 68º Conselho do Sindicato Nacional (Conad) entre os dias 11 e 13 de julho, em Manaus (AM). O encontro será no campus da Ufam da capital amazonense, sob organização da ADUA.
A programação contará com estrutura que visa assegurar acessibilidade para docentes com deficiência ou mobilidade reduzida, espaço de convivência infantil e atividades artísticas propostas pela base sindicalizada. Para garantir o acesso a esses espaços e integrar a programação cultural, é necessário preencher os formulários.
Segunda maior instância de deliberação da categoria docente, o 68º Conad terá como objetivos principais a atualização dos planos de lutas gerais e setoriais aprovados durante o 43º Congresso, ocorrido em Vitória (ES) em janeiro deste ano, além da deliberação sobre questões organizativas e financeiras, como a aprovação das contas da entidade e a definição do local do próximo Conselho.
O encontro incluirá a cerimônia de posse da diretoria do Sindicato Nacional e marcará o início do mandato da gestão eleita para o biênio 2025-2027.
O credenciamento é prévio e digital, até o dia 16 de junho. Toda a documentação deve ser enviada por meio do formulário eletrônico. A ADUA irá realizar assembleia para definir a escolha de delegado(a) e observadores(as) da seção sindical no encontro docente.
“Em tempos de COP 30 faz-se necessário atualizar as estratégias da categoria docente em defesa da vida em primeiro lugar, lutar por espaços dignos de trabalho, em locais livres de racismo, violência, discriminação e homofobia e intensificar a luta para um ambiente mais saudável e sustentável. É com este espírito de resistência e luta que a ADUA, receberá, de braços abertos, todas e todos, para que conheçam o jeito nortista de bem receber aquelas e aqueles que desejam, e que precisam, conhecer um pedacinho da imensa Amazônia, patrimônio natural do Brasil”, disse presidente da ADUA, Ana Lúcia Gomes.
Caderno de Textos
Está aberto até 10 de junho, o prazo para envio das contribuições para o Caderno de Textos do 68º Conad. As propostas devem ser enviadas pelas seções sindicais e por docentes sindicalizadas(os) para o e-mail: secretaria@andes.org.br.
As contribuições devem se relacionar aos três eixos do temário do encontro: Tema I – Atualização do Debate sobre Conjuntura e Movimento Docente; Tema II – Atualização dos Planos de Lutas dos Setores e Plano Geral de Lutas; Tema III – Questões Organizativas e Financeiras.
Seguindo a deliberação do 42º Congresso do ANDES-SN, não serão aceitos anexos ao Caderno de Textos. Qualquer novo texto apresentado após o prazo será submetido à discussão apenas durante a Plenária de Instalação. Mais informações sobre a diretrizes das contribuições e formatação dos textos estão disponíveis na Circular 162/2025.
Acessibilidade
A Comissão Organizadora solicita que as seções sindicais informem, até 16 de junho, se há professoras(es) com deficiência ou mobilidade reduzida. O comunicado deve ser feito por meio de formulário, informando a identificação da(o) docente e as demandas específicas de acessibilidade.
Atividades artísticas
Para compor uma mostra de artes visuais e apresentações culturais da base sindical, docentes sindicalizadas(os) podem propor intervenções artísticas até 16 de junho, por meio de formulário aqui.
Espaço de Convivência Infantil
Com objetivo de assegurar a participação de docentes com filhos e filhas, promovendo inclusão e autonomia no acesso às atividades, será ofertado o Espaço de Convivência Infantil (ECI).
O espaço será voltado ao acolhimento de crianças com idades entre 1 e 12 anos, sob a supervisão de uma equipe pedagógica. A programação e o local de funcionamento do espaço serão informados posteriormente. A solicitação de uso deve ser feita até 16 de junho, mediante envio do Formulário (Anexo 1) e do Termo de Autorização (Anexo 2) por meio do link disponível aqui. A recomendação é que as crianças permaneçam no ECI por no máximo dois turnos diários, conforme a programação do evento.
.jpg)
|