
A ADUA participou na manhã do dia 26 de abril (sábado) da 9ª edição da Tribuna das Águas, realizada na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), no Centro de Manaus. A atividade foi organizada pelo Fórum das Águas do Amazonas com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os conflitos relacionados ao acesso à água na Amazônia e em todo o Brasil.
Representando a Seção Sindical, o 1º vice-presidente, professor Raimundo Nonato Pereira da Silva, destacou a necessidade de pressionar o poder público a priorizar a pauta da água. “Essa ação de privatização tem uma lógica comercial pactuada entre o poder público e interesses privados. Estamos voltando a Manaus dos anos 70, quando a gente bebia água de cacimba. É necessário reforçar que a lógica de privatização é perversa e que a intervenção popular é fundamental nesse momento”.
O tema desta edição foi “Água é Bem Viver”, que remete à convivência harmônica com a natureza. “O Bem Viver não é apenas um discurso, mas uma prática. Precisamos retomar essa lógica diante de uma cultura dominante de consumo, descarte e mercantilização da vida, que intensifica a crise ambiental e hídrica”, explicou padre Sandoval Rocha, integrante da coordenação do Fórum.

Sandoval também reforçou a importância da visibilidade pública: “A Tribuna busca expor em praça pública os conflitos pela água, que ocorrem não apenas em Manaus, mas em toda a Amazônia e no mundo. Conflitos sobre a água existe no mundo inteiro, pois a necessidade da água é mundial e ela é motivo de competição por vários setores que querem se apropriar dessa riqueza”.
A docente Gleice Oliveira ressaltou que a mercantilização da água está ligada ao modelo implantado após o golpe empresarial-militar. “Foi com o golpe que se iniciou um grande processo de privatização das empresas, principalmente daquelas que tratam dos serviços essenciais. E água é um bem tão essencial que não existe vida sem água. A água deve ser de acesso coletivo e não pode ser transformada em mercadoria para gerar lucro em detrimento do bem-estar e falta de saúde, pois sem água de qualidade não se vive com dignidade”.

Além da presença de entidades e movimentos sociais, a atividade contou com apresentações culturais, serviços gratuitos de corte de cabelo e venda de alimentos. Também foi feito o plantio de uma árvore em homenagem ao Papa Francisco, falecido no dia 21 de abril.
.jpeg)
Sobre o Fórum
Criado em 2012, o Fórum das Águas do Amazonas atua contra a precarização dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário, promovendo o direito à água e ao saneamento na região. O coletivo, formando por mais de 20 entidades, busca influenciar políticas públicas que garantam a proteção dos mananciais e a distribuição justa da água potável.
Assista aqui aos vídeos da 9ª Tribuna das Águas.
Fonte: ADUA
Fotos: Sue Anne Cursino/ Ascom ADUA
Leia também:
ADUA participa de discussão sobre a COP30 na Tribuna das Águas
|