
Neste 13 de maio – Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo – o ANDES-SN e a ADUA se somam à luta contra o racismo. Embora a história oficial registre a abolição da escravidão, a população negra segue enfrentando, diariamente, as consequências de mais de 350 anos de escravização. O racismo estrutural sustenta a marginalização da população negra, e essa realidade precisa ser combatida de forma permanente.
Como parte desse compromisso, a ADUA lançou, em 13 de setembro de 2024, o sétimo episódio do podcast "Ecos da Sapopema", com o tema “Luta Antirracista na Ufam”. O convidado foi o professor Adan Renê, docente da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e integrante do projeto de extensão “Enegrecendo a Ufam”.
Durante a entrevista, o professor destacou que a luta antirracista não se restringe às questões do povo negro, mas inclui também a causa indígena. Ele abordou ainda os desafios legais para a efetivação das políticas de igualdade racial e o papel das redes sociais na amplificação das vozes e pautas do movimento antirracista.
O episódio integra a campanha “Sou Docente Antirracista”, lançada em 25 de julho de 2024 pelo ANDES-SN, que reforça a importância de garantir políticas de ações afirmativas e de combater o racismo nas instituições de ensino. Ouça o episódio no Spotify aqui.
A “A urgência da luta antirracista nas Universidades, Institutos Federais e Cefets” também é tema da edição nº 74 da revista Universidade e Sociedade (U&S) do ANDES-SN. A publicação também integra a campanha do Sindicato Nacional e está disponível para leitura aqui. A campanha foi lançada com objetivo de conscientizar as comunidades das universidades públicas, institutos federais e Cefets sobre a necessidade da luta antirracista e do combate ao racismo nessas instituições de ensino.
|