Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  24/06/2025


Vem aí o 68º Conad do ANDES-SN nos dias 11,12 e 13 de julho



 

Com o tema “Unificar as lutas anticapitalistas: contra o colapso socioambiental, em defesa da vida e da educação pública”, o ANDES-SN convoca o 68º Conselho do Sindicato Nacional (Conad) entre os dias 11 e 13 de julho, em Manaus (AM). O encontro será no campus da Ufam da capital amazonense, sob organização da ADUA. 

 

Segunda maior instância de deliberação da categoria docente, o 68º Conad terá como objetivos principais a atualização dos planos de lutas gerais e setoriais aprovados durante o 43º Congresso, ocorrido em Vitória (ES) em janeiro deste ano, além da deliberação sobre questões organizativas e financeiras, como a aprovação das contas da entidade e a definição do local do próximo Conselho. O encontro incluirá a cerimônia de posse da diretoria do Sindicato Nacional e marcará o início do mandato da gestão eleita para o biênio 2025-2027.

 

Acesse aqui o guia com dicas úteis para os(as) participantes do evento. 

 

Caderno de Textos 

 

Está disponível o Caderno de Textos do 68º Conselho do ANDES-SN (Conad), a ser realizado de 11 a 13 de julho deste ano, em Manaus (AM). O ANDES-SN divulgou o documento na sexta-feira (20), por meio da Circular 276.  Com tema central: “Unificar as lutas anticapitalistas: contra o colapso socioambiental, em defesa da vida e da educação pública”, o encontro irá reunir em torno de 365 pessoas entre docentes, assessores jurídicos e de comunicação, convidados(as) e filhos(as) de participantes.

 

No dia 10 de junho foi encerrado o prazo para envio das contribuições ao Caderno de Textos. As seções sindicais são responsáveis por reproduzir o número de cópias suficiente para suas(seus) representantes.

 

Os textos estão relacionados aos temas: I) Atualização do Debate sobre Conjuntura e Movimento Docente; o II) Atualização dos Planos de Lutas dos Setores e Plano Geral de Lutas; e o III) Questões Organizativas e Financeiras.

 

O ANDES-SN ressalta que não será aceito Anexo ao Caderno. Qualquer novo texto será submetido à discussão durante a Plenária de Instalação do 68º Conad. 

 

Acesse o Caderno de Textos aqui.

 

Inscrição

 

No dia 16 de junho foi o prazo final para o recebimento da documentação regimental para inscrição de delegadas(os), observadoras(es) e observadoras(es) suplentes de delegadas(os). A ratificação ou retificação do credenciamento durante o evento deverá ser feito no dia 11 de julho, das 8h às 17h.

 

Veja a seguir a proposta de cronograma que será colocada em deliberação em plenária no primeiro dia do evento. 

 

 

Identidade Visual

 

A ilustração criada para o 68º CONAD visa representar os contrastes vivenciados no contexto atual pela população amazônica, em especial aos habitantes da cidade de Manaus, frente às ações destrutivas do avanço capitalista sobre a região que se intensificam a cada dia.

 

A figura central representa a Amazônia personificada na figura de uma mulher indígena, a mãe-terra que dá origem aos rios e florestas da região e ostenta os emblemas culturais dos povos originários. Em seu ombro está o sauim-de-coleira, espécie símbolo da cidade de Manaus e endêmica da região, isto é, somente encontrada nos arredores da cidade, e, por esta razão, corre risco de extinção.

 

Alguns dos mais importantes símbolos naturais e culturais da cidade de Manaus são também representados, como: o fenômeno natural de encontro das águas escuras do rio Negro com as águas barrentas do rio Solimões na orla da cidade, as comunidades ribeirinhas que habitam às margens dos rios em palafitas e casas flutuantes e a cúpula do Teatro Amazonas, o patrimônio cultural arquitetônico mais importante da região.

 

Entretanto, apesar da rica biodiversidade característica do ecossistema amazônico, a incidência de queimadas, desmatamento e poluição vem aumentando exponencialmente nos últimos anos, modificando não somente a paisagem natural, mas também o ambiente urbano das cidades. Nos últimos anos se tornou impossível ignorar estes acontecimentos, já que a combinação do desequilíbrio climático e a intensificação das queimadas foi responsável por encobrir múltiplas cidades da região em densas cortinas de fumaça, como representado na ilustração.

 

Frente às situações adversas vivenciadas pelos habitantes da região, trazemos à frente da ilustração a representação da importância da luta coletiva em prol das bandeiras defendidas pelo ANDES-SN em sua atuação continuada:

 

  1. Preservação ambiental e conservação da biodiversidade;
  2. Valorização dos povos originários e comunidades tradicionais em sua diversidade cultural;
  3. Respeito às diferenças étnicas, de gênero, crença, orientação sexual e deficiência;
  4. Defesa da educação pública gratuita, de qualidade e socialmente referenciada;
  5. Valorização da carreira docente, plano de carreira, salários e condições de trabalho.

 

Participe, fortaleça a luta docente. Defenda seu Sindicato Nacional!

 

Leia também: 

 

Atenção aos prazos importantes para o 68º Conad do ANDES-SN



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL