
Foto: Carla Santos/ Ascom Ufam
No dia 12 de junho, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Conselho Universitário (Consuni), concedeu à professora Nair Chase da Silva, que é filiada à ADUA há 25 anos, o Título de Doutora Honoris Causa. A cerimônia ocorreu no auditório da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM).
A mesa de honra foi presidida pelo então reitor da Ufam e presidente do Consuni, professor Sylvio Puga, e composta pelo vice-reitor eleito, professor Geone Maia; pelo diretor da EEM, professor Esron Rocha; pela presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Jacinta de Paula; e pelo secretário dos Conselhos Superiores, que atuava em exercício. A apresentação da indicação ao título foi feita pelo professor João Otacílio Libardoni, que ressaltou a trajetória e dedicação da professora Nair.
Com mais de quatro décadas dedicadas à formação em Enfermagem, a professora Nair Chase relembrou sua trajetória durante discurso: "A saúde e a educação sempre foram as minhas missões. Em todos esses anos, me senti essencialmente enfermeira, movida pelo desejo de compartilhar conhecimento. Estive em pelo menos 55 municípios, sempre com a certeza de que a Enfermagem vai além do cuidado, é também uma ferramenta de transformação social", disse.
A docente dedicou a honraria à família e destacou a importância da representatividade: “Esta homenagem é também para a população negra e para as mulheres, que pelo Consuni são apenas duas dos 21 agraciados. Como negra, sendo nós, maioria população, e na área de atuação, representando 53% do quadro local, este título me orgulha duplamente”.
Em entrevista à TV Ufam, a docente expressou: “É uma grande emoção realizar esse trabalho e saber que ele é reconhecido, isso é tudo o que um profissional deseja. Esse título é consequência de 43 anos de dedicação ao serviço público. Ainda não tenho intenção de me aposentar, pois gosto do que faço, e isso é o que me mantém viva". Assista aqui o registro da homenagem no canal da TV Ufam no YouTube.
Na mesma cerimônia, a servidora técnico-administrativa em educação (TAE) Maria do Socorro Pinto recebeu a Medalha do Mérito Universitário.
Trajetória
A professora Nair Chase é bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Manaus (1981), mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/FIOCRUZ (ENSP/FIOCRUZ). É professora titular da Ufam e já exerceu diversas funções de gestão, como chefia de departamento, coordenação de curso, vice-direção e direção da Escola de Enfermagem de Manaus.
Atuante na Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), foi vice-presidenta da Seção Amazonas no triênio 2020-2023 e presidente da entidade no Amazonas no período de 2023 a 2025.

Imagem: TV Ufam
Fontes: Com informações de Ascom UFAM e TV Ufam
|