
Os campi da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Coari, Benjamin Constant, Humaitá, Itacoatiara e Parintins irão realizar em setembro dias de incentivo à votação no Plebiscito Popular “Por um Brasil mais Justo e Soberano”. A iniciativa consulta a população brasileira sobre o fim da escala de trabalho 6x1, a redução da jornada sem redução de salários, a isenção de Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil e a taxação mais alta para quem recebe acima de R$ 50 mil.
Estimulada pela ADUA, a ação nos campi tem como proposta ampliar o debate sobre trabalho, justiça e dignidade, garantindo o diálogo direto sobre essas pautas com a comunidade acadêmica de universidades, institutos federais e Cefets. A atividade atende à convocatória do ANDES-SN de que as seções sindicais promovam “campanha, atos de ruas, ações políticas de mobilização da categoria e cadastro de urnas do plebiscito popular, fomentando a participação de toda a comunidade universitária, das IFs e Cefets”.
No dia 02 de setembro (terça-feira) irá ocorrer votação no INC/Benjamin Constant, ISB/Coari, IEAA/Humaitá e ICSEZ/Parintins. No dia 03 (quarta-feira), a coleta dos votos será realizada no INC/Benjamin Constant, IEAA/Humaitá, ICET/Itacoatiara e ICSEZ/Parintins. Em Manaus, a ação de estímulo ao voto ocorreu em 27 de agosto, Dia Nacional de Mobilização da Educação pelo Plebiscito Popular, na cantina do IFCHS, no Setor Norte do campus da Ufam. Confira como foi a atividade aqui.
A votação pode ser feita, até 30 de setembro, on-line (plebiscitopopular.votabem.com.br) ou presencialmente, inclusive na urna instalada na sede da ADUA, no campus da Ufam em Manaus. Os votos serão sistematizados e entregues ao presidente da República, aos presidentes da Câmara e do Senado e ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), para pressionar por uma reforma tributária justa e por um Brasil mais igualitário e democrático.
|