
Docentes da Ufam em Parintins realizaram, na manhã desta terça-feira (16), uma roda de conversa sobre a Reforma Administrativa, na sala de reuniões do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ). A atividade foi promovida pela ADUA e contou com a participação de Técnico-Administrativos(as) em Educação (TAEs) do campus para fortalecer a jornada nacional de mobilização de servidoras e servidores da educação.
Como resultado do encontro, foi constituída a Comissão Local de Mobilização, formada pelas(os) docentes Valmiene Florindo, Marklize Siqueir, Adelson Fernando e Helder Mourão, além dos representantes dos TAEs, Valcemir Costa e Adson Silveira Buretama.

A atividade contou ainda com a participação, por videotransmissão, do professor Aldair Oliveira de Andrade (IFCHS), que dialogou com os(as) presentes e destacou os principais pontos de ataque da proposta da contrarreforma administrativa contra os(as) servidores(as) da educação pública.
O professor Helder avaliou positivamente a atividade. “Essa já era uma demanda discutida há algum tempo: realizar uma atividade conjunta entre docentes e TAEs, no contexto da mobilização contra a Reforma Administrativa. Foi muito importante debater visões de categorias diferentes sobre o mesmo problema, que nos afeta de formas semelhantes. Além disso, foi um momento de socialização, pois a instituição é grande e nem sempre temos contato com colegas de outras categorias e cursos, já que estamos muito concentrados em nossos próprios colegiados e projetos”. O docente disse também que a experiência abriu a possibilidade de novos encontros em busca de unidade da luta. “Conversamos bastante sobre a necessidade de retomar e ampliar o diálogo com outras categorias. Pretendemos envolver profissionais da educação básica estadual e municipal, da saúde e da assistência social, de modo a construir diferentes perspectivas sobre esse problema que nos atinge”, explicou.
Participe das atividades da ADUA e fortaleça a luta contra a Reforma Administrativa.
Fonte: ADUA
Fotos: Divulgação/ ICSEZ
|