Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  20/10/2025


ANDES-SN e ADUA participarão da Cúpula dos Povos em Belém (PA) em novembro



 

 

A cidade de Belém (PA) sediará, de 12 a 16 de novembro, a Cúpula dos Povos – Rumo à COP 30, espaço de articulação internacional que reunirá movimentos sociais, sindicais, povos indígenas, comunidades tradicionais e organizações populares em defesa da Amazônia, da justiça climática e da soberania dos povos. O evento ocorrerá em paralelo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), a ser realizada na capital paraense, entre 10 e 21 de novembro.

 

A Cúpula dos Povos luta por justiça climática global, proteção dos direitos humanos, transição energética que não penalize os(as) mais vulneráveis, e valorização da agroecologia como alternativa viável. O ANDES-SN, que é signatário do Manifesto “Cúpula dos Povos Rumo à COP 30 - Carta Política”, participará do evento, seguindo deliberação congressual.

 

Em assembleias realizadas no dia 10 e 14 de outubro, a ADUA definiu representação no II Encontro Conjunto das Regionais Norte 1 e 2 e na Cúpula dos Povos (COP 30), ambos a serem realizados em novembro. Irão representar a Seção Sindical Maria Eliane de Oliveira Vasconcelos (ICSEZ), Raimundo Nonato da Silva e Ana Lúcia Gomes.

 

Com tema central “Cúpula dos Povos: outra sociabilidade é possível!”, o II Encontro Conjunto das Regionais Norte 1 e Norte 2 do ANDES-SN ocorrerá no dia 11 de novembro, no auditório do pavilhão da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Belém (PA). As inscrições para participação do encontro devem ser feitas no endereço forms.gle/oj2bVR7AFGA4V92P8. Saiba mais aqui.

 

Cúpula dos Povos

 

A programação inclui plenárias, assembleias, oficinas, tribunais populares, atividades culturais e a Marcha Global Unificada, no dia 15 de novembro. O Sindicato Nacional participará especialmente das atividades e plenárias nos dias 13 e 14, fortalecendo a articulação com demais organizações e movimentos. A Regional Norte II do ANDES-SN, localizada na Universidade Federal do Pará (UFPA), funcionará como ponto de apoio e encontro para os(as) docentes que participarem da mobilização.

 

A 2ª vice-presidente da Regional Norte II e da coordenação do Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA), Ruth Almeida, afirmou que é fundamental a participação da categoria docente na Cúpula. “Ter uma COP na Amazônia, em Belém, é também uma forma de ratificar, nesse debate, a apropriação simbólica do nosso território. A cúpula se coloca como um espaço que evidencia o que a COP 30 e seus governantes tentam silenciar: as conexões entre a crise climática, os direitos humanos e os direitos dos trabalhadores. No Pará, em particular, essa questão ganha destaque, já que o estado é um dos que mais registram assassinatos de defensores dos direitos humanos”, disse.

 

Segundo a diretora, embora a COP 30 seja anunciada como um fórum climático importante, se mostra, na prática, direcionada aos interesses das grandes corporações e dos governos, “que estão mais comprometidos com a lógica do capital do que com a voz das populações que sofrem diretamente com a crise climática”. Para ela, a presença do ANDES-SN como voz crítica é indispensável. “É preciso disputar essa narrativa, denunciar o racismo ambiental, a injustiça ambiental e o processo que chamamos de mercantilização da natureza”, completou.

 

Deliberação

 

A presença do ANDES-SN na Cúpula dos Povos foi deliberada no 43º Congresso da entidade, realizado no início de 2025, em Vitória (ES), reafirmando o compromisso com a luta em defesa da educação pública, da justiça social e ambiental, mantendo a independência frente a governos e partidos.

 

O Sindicato Nacional incentiva as seções sindicais a realizarem atividades nos locais de trabalho para mobilizar a categoria e participarem das ações promovidas pela Cúpula dos Povos durante a COP 30, por meio do envio de delegações. As seções sindicais também devem promover debates e reuniões coordenadas pelos GTPAUA locais, com o objetivo de preparar a ação do ANDES-SN e dos movimentos sociais na COP 30.

 

 “O ANDES-SN vai participar da Cúpula dos Povos, tanto na abertura, que será no dia 12 de novembro, quanto nas atividades de enlaces entre os eixos, entre assembleias, oficinas, tribunais e plenárias de movimentos sociais nos dias 13 e 14 de novembro. E, também, está construindo uma Plenária nacional e internacional, no dia 29 de agosto, junto com esses movimentos sociais, e atividades autogestionadas com outros coletivos e movimentos sociais que irão participar da Cúpula dos Povos”, explicou a 3ª vice-presidenta do ANDES-SN e da coordenação do GTPAUA, Annie Hsiou.

 

Plenária

 

A Plenária Virtual da Cúpula dos Povos será realizada no dia 29 de agosto, das 9h às 11h (horário de Brasília) e é destinada a representantes das organizações signatárias da Carta Política. A inscrição pode ser feita aqui. O ANDES-SN participará da plenária por meio da coordenação do GTPAUA.

 

“É muito importante que todas e todos possam participar desse momento em que o Brasil está no centro das atenções em relação às questões e emergências climáticas. A participação do ANDES-SN será muito positiva na medida em que buscamos construir políticas não só para nossas universidades, institutos federais e Cefets, mas também em conjunto com os movimentos sociais”, afirmou Hsiou.

 

Programação:

 

11 de novembro (terça-feira)

II Encontro Conjunto das Regionais Norte 1 e 2: “Cúpula dos Povos: outra sociabilidade é possível”

 

12 de novembro (quarta-feira)

Manhã: Chegada e alojamento das caravanas e delegações;

Tarde: Barqueata e caravanas;

Noite: Abertura cultural

 

13 e 14 de novembro (quinta e sexta-feira)

Manhã: Plenárias dos eixos de convergência, diagnósticos, denúncias e estratégias populares;

Tarde: Atividades de enlaces entre os eixos, assembleias, oficinas, tribunais e plenária de movimentos sociais;

Noite: Festival cultural com temática amazônica, caribenha e internacional, feira popular e sessões informativas sobre a COP.

 

15 de novembro (sábado)

Manhã: Marcha global unificada;

Tarde: Coletiva de imprensa e mobilizações;

Noite: Festival cultural, feira popular e sessões informativas.

 

16 de novembro (domingo)

Banquetaço coletivo;

Audiência pública com a presidência da COP;

Atividades culturais, sessões informativas e encerramento.

 

Fonte: ANDES-SN com edição da ADUA



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL