
É convocado o 44º Congresso do ANDES-SN, a ser realizado de 02 a 06 de março de 2026, em Salvador (BA). Com tema “Na capital da Resistência, das Revoltas dos Búzios e dos Malês: ANDES-SN nas lutas e nas ruas, pela democracia e educação pública, contra as opressões e a extrema direita”, o encontro é organizado pela Regional Nordeste III do ANDES-SN e Comissão da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O Congresso tem como pauta os Temas I - Conjuntura e Movimento Docente; II - Planos de Lutas dos Setores; Tema III - Plano Geral de Lutas; e Tema IV - Questões Organizativas e Financeiras. O encontro será realizado especificamente no Instituto de Letras e no Pavilhão de Aulas da Federação III Glauber Rocha (PAF III), ambos no Campus Universitário Ondina da UFBA.
Caderno de Textos
As contribuições das seções sindicais e das(os) sindicalizadas(os) para integrarem o Caderno de Textos deverão ser enviadas até o dia 19 de dezembro deste ano, sendo recebidas exclusivamente pelo e-mail secretaria@andes.org.br. As contribuições devem ater-se ao tema do Congresso e não haverá Anexo ao Caderno de Textos, conforme deliberação do 42º Congresso do ANDES-SN.
Encerrado o prazo previsto, qualquer novo texto só será submetido à discussão no evento, excepcionalmente na Plenária de Instalação, desde que relacionados a fatos novos que alterem a dinâmica da conjuntura e que impactem a luta do sindicato, a critério da plenária de delegadas(os). Tais textos deverão ser apresentados até uma hora antes do início da plenária para a comissão da secretaria geral do Congresso, cabendo às(os) proponentes do texto recurso à Plenária de Instalação, em caso de negativa.
Entre as orientações para apresentação de contribuição estão: No Tema I não haverá Texto Resolução (TR) sobre centralidade da luta, conforme deliberação do 64º Conad. O Caderno de Textos deve ser ordenado por tema específico, visando uma melhor ordenação e dinâmica dos trabalhos. Os textos de apoio e de resolução devem ter origem nas assembleias de base, da Diretoria do ANDES-SN, das Diretorias das seções sindicais ou assinados por, pelo menos, cinco sindicalizadas(os). Não serão aceitos textos de apoio sem texto de resolução, exceto sobre conjuntura.
Credenciamento
O credenciamento é prévio e digital. No prazo de 15 de outubro de 2025 a 05 de fevereiro de 2026 serão recebida a documentação regimental para inscrição de delegadas(os), observadoras(es) e observadoras(es) suplentes das(os) delegadas(os). A ratificação ou retificação do credenciamento ocorrerá durante o evento no dia 2 de março, das 9h às 18h. Os critérios para a escolha das(os) participantes do Congresso estão expressos nos artigos 16 e 17 do Estatuto do ANDES-SN.
O ANDES-SN reforça que não haverá recebimento da documentação no dia 2 março de 2026, exceto nos casos justificados e aprovados pela Plenária de Instalação. Pelo menos uma(um) representante da delegação de cada seção sindical ou secretaria regional, credenciada previamente, deverá comparecer à secretaria do Congresso munido(a) de documento oficial com foto, no dia 2 março, para confirmar ou não, a presença das(os) membros da delação.
Acesse o detalhamento das orientações na Circular 449 do ANDES-SN aqui.
Fonte: ANDES-SN com edição da ADUA
|