Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  28/10/2025


PEC da Reforma Administrativa começa a tramitar no Congresso Nacional



 

 

Os proponentes da Reforma Administrativa conseguiram as 171 assinaturas de deputados(as) necessárias para protocolar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Com isso, a Reforma Administrativa começou a tramitar na Câmara, no dia 24 de outubro, como PEC n° 38/2025.

 

A proposta é uma das três medidas legislativas propostas pelo Grupo de Trabalho (GT) da Reforma da Câmara Federal, coordenado pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) e relatado pelo deputado. Zé Trovão (PL-SC).

 

Também foram apresentados um Projeto de Lei Complementar (PLP) e um Projeto de Lei (PL). O PLP institui a Lei de Responsabilidade por Resultados da Administração Pública. O PL cria o Marco Legal da Administração Pública. Para que ambos os projetos não sejam considerados inconstitucionais, será necessário aprovar antes a PEC 38/2025, que altera diversos artigos da Constituição, introduzindo na Constituição os pilares para uma “gestão de resultados”, além de artigos da lei do Arcabouço Fiscal.

 

Sob falsos argumentos de “aperfeiçoar a governança e a gestão pública e extinguir privilégios no serviço público", essa proposta de Reforma Administrativa promove mudanças que retiram direitos das(os) trabalhadoras(es) dos serviços públicos municipais, estaduais e federal, especialmente de quem ganha menores salários, e prejudica a qualidade dos serviços prestados à população.

 

Em uma enquete no portal da Câmara dos Deputados, a PEC 38/2025 já enfrenta forte rejeição da população. Até a tarde do dia 27 de outubro, 97% dos(as) respondentes (36.237) discordavam totalmente da proposta, enquanto 3% discordavam da maior parte do texto (982). Indecisos (6), os(as) que concordavam em parte (73) e os(as) que concordavam totalmente (202) não representavam somados nem 1% dos(as) participantes. Acesse a enquete aqui.

 
Tramitação


A PEC 38/2025 deverá ser inicialmente apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Depois, será criada uma comissão especial e, posteriormente, será votada em dois turnos no plenário da Câmara dos Deputados, antes de seguir para votação no Senado.

 

Contudo, manobras regimentais podem acelerar esse processo de tramitação, como a possibilidade de apensar a PEC 38/2025 a propostas em fase avançada no plenário, como a PEC 32/2020, da Reforma Administrativa encaminhada pelo governo Bolsonaro.

 

Se aprovada nas duas Casas, a PEC segue para sanção no Congresso Nacional e não pode ser vetada – integral ou parcialmente – pelo poder Executivo.

 

O PLP e o PL, por sua vez, podem ser despachados para análise preliminar nas comissões permanentes ou, alternativamente, ter sua tramitação abreviada por meio da apresentação de requerimentos de urgência, que permitem o envio direto ao plenário. Outro cenário possível, adotado com frequência na gestão do presidente Hugo Motta, é a criação de comissões especiais para discutir cada uma dessas matérias em uma única etapa antes da votação no plenário. Além disso, os dois projetos também devem ser analisados pelo Senado Federal.

 

29 de outubro

 

Nesta quarta-feira (29), a ADUA e outras entidades sindicais realizam a “Aula Pública contra a Reforma Administrativa”, às 16h, no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus. Saiba mais aqui. 

 

Em Brasília (DF), servidoras e servidores municipais, estaduais e federais – inclusive docentes da ADUA – irão ocupar Brasília (DF), na Marcha Nacional Unificada dos Serviços Públicos contra a Reforma Administrativa. Caravanas de todos os estados estão se dirigindo à capital federal para protestar contra a PEC 38/2025 e os demais projetos de lei que atacam os direitos das servidoras e dos servidores das três esferas e colocam em risco uma série de serviços prestados à população.

 

A ADUA e o ANDES-SN convoca todas(os) a se somarem à luta contra a Reforma Administrativa, seja da Marcha em Brasília seja das atividades nos locais de trabalho, que também devem ocorrer nos dias 28 e 29 de outubro.


Fonte: ANDES-SN com edição da ADUA
 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL