.jpg)
“Enegrecendo em Comemoração da Consciência Negra” ocorre nesta terça-feira (18), das 14h às 18h, no hall da Faculdade de Psicologia (Fapsi) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Música, dança, reuniões e oficina fazem parte da programação do evento que é gratuito, organizado pelo Comitê da Marcha das Mulheres Negras do Amazonas, em parceria com o Enegrecendo a Ufam e a Casa Coletiva Manaus, e com o apoio da ADUA e do ANDES-SN.
Na programação está prevista ainda a entrega da Carta do Comitê Amazonense Impulsionador da Marcha das Mulheres Negras à Ufam. O documento traz sugestões de atividades para o combate ao racismo institucional por meio da inserção da disciplina de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no Ensino Superior Amazonense.
No mesmo dia também será realizada a Reunião do Núcleo de Estudos Afro-indígenas (NEAI). O núcleo foi criado em 2012, sob a liderança da professora Renilda Costa, com o objetivo de compreender a construção das relações étnico-raciais no contexto do Brasil e da Amazônia com vistas a superação do processo de exclusão e desigualdades socioeducacionais dos povos indígena e negro.
.jpg)
Ainda no dia 18 será realizada a oficina “Entre retalhos, remendos costura de afeto e resistência: vivência com bonecas Abayomi”, ministrada por Rosemary Alves. Com a proposta de um mergulho afetivo no resgate da cultura afro-brasileira, a atividade transformará retalhos em símbolos de resistência, ancestralidade, autoestima e identidade do povo negro amazônida.
Para animar as(os) participantes, o evento contará ainda com a DJ Ravi Music On e Preta Chique (Lorena Morgan). Outra atração confirmada é a roda de carimbó Cobra Coral.
Novembro Negro
Durante o mês de novembro o Comitê da Marcha das Mulheres Negras do Amazonas oferece uma programação especial. As atividades começaram no dia 14 com o “Festival Afro-ameríndio: Jovens Mulheres Negras por Reparação e Bem-Viver” no Espaço Cultural Blackout Norte, e no dia 15, com a oficina “Da Ideia ao Recurso: Estratégias Práticas de Captação para Grupos Culturais” na Casa Coletiva Manaus. Segue ainda no dia 20 com a continuidade do Festival no Espaço Cultural Sereia Mística, no Centro de Manaus.
No dia 22 de novembro, será a vez do “Mulheres Negras em Festa”, na Casa Coletiva Manaus, das 16h às 22h, que visa garantir a representatividade do Amazonas na “II Marcha Nacional das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver”, no dia 25 de novembro, em Brasília (DF).
“O ponto alto e de arrecadação da programação é a ‘Mulheres Negras em Festa’. Este evento tem acesso misto, com um Passe de Apoiador de R$ 20,00, cujo valor total será revertido para custear a manutenção da delegação de mulheres negras do Amazonas que seguirá para a Marcha em Brasília”, explicou a organizadora dos eventos, Michelle Andrews.
Para fazer a contribuição, basta acessar aqui. O Passe de Apoiador garante a contribuição com a causa e a entrada no “Mulheres Negras em Festa”, além de um caldinho de feijão e open bar moderado (caipirinha, refrigerante e água). Todo o valor arrecadado será usado para custear a manutenção (translado, camisas e alimentação) da comitiva.
Fonte: com informações do Comitê a Marcha das Mulheres Negras do Amazonas
|