Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  21/11/2025


Mulheres Negras ocuparão Brasília com Marcha Nacional no dia 25



 


 

Mulheres negras de todo o país ocuparão Brasília (DF), no dia 25 de novembro, com a 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver. A atividade é considerada uma das maiores expressões políticas e sociais de enfrentamento ao racismo do país. Para garantir a participação na marcha, as mulheres do Amazonas realizarão, no sábado (22), o “Mulheres Negras em Festa”, na Casa Coletiva Manaus, das 16h às 22h, com passe de apoiador de R$ 20,00. Para contribuir, acesse aqui. O evento têm o apoio da ADUA e do ANDES-SN.


 

Em Brasília (DF), a concentração da marcha será às 8h30, em frente ao Museu Nacional. As manifestantes seguirão em direção ao Congresso Nacional. Antes da marcha, Brasília está recebendo, desde o dia 20 até 26 de novembro, uma programação especial com com debates, oficinas, cinema e outras atividades, articulando política, arte, memória e mobilização social. São mais de 60 ações em vários locais da cidade autogestionadas por organizações de 15 estados brasileiros e redes internacionais de mulheres negras. Acesse a programação completa aqui.


 

A participação do ANDES-SN foi deliberada no 67º Conad, realizado em julho de 2024, em Belo Horizonte (MG). Desde então, a diretoria do Sindicato Nacional, por meio do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS), tem colaborado ativamente com os encaminhamentos organizativos, em diálogo com o Fórum Nacional de Mulheres Negras e com o Comitê Impulsionador da Marcha.


 

Para a 1ª vice-presidente do ANDES-SN e integrante da coordenação do GTPCEGDS, Caroline Lima, participar da Marcha é reafirmar o compromisso histórico do Sindicato Nacional com a luta antirracista, com a denúncia das desigualdades que atravessam a vida das mulheres negras e com a defesa de uma educação pública, gratuita, laica, socialmente referenciada e comprometida com a transformação social.


 

“Estamos construindo, junto com os comitês impulsionadores e com o Fórum, a nossa participação e o apoio necessário para garantir a presença de mais de 50 mil mulheres no próximo dia 25 de novembro. Para nós, do ANDES-SN, essa é uma marcha em defesa da vida da população negra e das mulheres negras, e em defesa de uma educação antirracista. É um ato para demarcar, diante da extrema direita, que seguiremos resistindo”, disse. A primeira edição da Marcha, realizada em 2015, reuniu mais de 100 mil mulheres negras de todo o país.


 

Manaus


 

Sobre o “Mulheres Negras em Festa”, na Casa Coletiva Manaus, a coordenadora do evento, Michelle Andrews explicou que o valor total arrecadado com o passe de apoiador, que pode ser adquirido previamente, será revertido para custear a manutenção da delegação de mulheres negras do Amazonas em Brasília.


 

O passe garante a contribuição com a causa e a entrada no “Mulheres Negras em Festa”, além de um caldinho de feijão e open bar moderado (caipirinha, refrigerante e água). Todo o valor arrecadado será usado para custear a manutenção (translado, camisas e alimentação) da comitiva.


 

Fontes: com informações do ANDES-SN e do Comitê da Marcha das Mulheres Negras do Amazonas



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL