.jpg)
Servidoras e servidores federais realizam nesta quinta-feira (4 de dezembro) o Dia Nacional de Luta nos Estados contra a Reforma Administrativa. A ADUA e demais seções sindicais do ANDES-SN integram as mobilizações que visam barrar de uma vez a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 38/2025. Em Manaus, o ato será realizado, em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), às 13h, na entrada do campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Organizadas pelos Fóruns Estaduais/Regionais dos Serviços Públicos, as atividades descentralizadas irão ocorrer nas capitais, municípios e no Distrito Federal como intervenções com os(as) parlamentares, aulas públicas, atos de ruas, entre outras ações. “Convocamos as seções sindicais a empreenderem todo o esforço possível para garantir a realização desta agenda de atividades”, afirmou o ANDES-SN na Circular 526.
O 2º tesoureiro do ANDES-SN, Diego Marques, lembrou que, após as mobilizações realizadas em outubro e novembro pelos(as) servidores(as), vários deputados retiraram a assinatura que subscrevia a PEC 38. Ele avalia que as condições políticas para o encaminhamento e a tramitação ainda neste ano são cada vez mais difíceis “para os defensores dessa agenda anti-serviço público, que desestrutura nossas carreiras e que prejudica gravemente os serviços prestados à população”.
“Precisamos intensificar a pressão agora, neste começo de dezembro, pulverizando nossas ações pelos estados, municípios e Distrito Federal, e pressionando os parlamentares justamente em suas bases, para que possamos afastar o risco de que essa PEC venha a ser apreciada no Congresso Nacional — seja ainda este ano ou ao longo do ano que vem, quando se encerra esta legislatura”, afirmou. Assim como em Manaus, há atos marcados para ocorrer no dia 04 em Belém, Vitória, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Recife.
Além do ato no dia 04, o Sintesam realiza nesta quarta-feira (03) panfletagem com a comunidade universitária, conforme deliberado em assembleia realizada no dia 28 de novembro. As atividades fazem parte do movimento nacional de protesto contra a Reforma Administrativa.
Fontes: ADUA e ANDES-SN
Leia também
Veja 10 razões para se opor à proposta da Reforma Administrativa
|