
A XI Tribuna das Águas está convocada para o dia 6 de dezembro, das 8h30 às 11h30, com o tema “Direitos Humanos e da Natureza – Até onde vai a prática pós COP30?”. A atividade ocorrerá na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), localizada no Centro de Manaus.
A ADUA marcará presença ao lado de mais de 20 entidades que compõem o Fórum das Águas, coletivo fundado em 2012, em Manaus, com o objetivo de combater a precarização dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário. O grupo atua para garantir o direito à água e ao saneamento na região, promovendo iniciativas que influenciem políticas públicas voltadas para a proteção dos mananciais e a distribuição justa da água potável.
No dia 15 de fevereiro deste ano, os diretores da ADUA, Raimundo Nonato Pereira da Silva e José Alcimar de Oliveira, representaram a Seção Sindical na 8ª edição da Tribuna das Águas, que teve como tema “Que rumo queremos para a COP30?”.
Contraponto à COP30
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) ocorreu entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano, em Belém (PA). Durante o evento, a ADUA esteve presente na capital paraense, participando da Cúpula dos Povos, realizada de 12 a 16 de novembro, em contraponto à COP30. A entidade marcou presença na Tenda da Educação e na Marcha Global.
A Cúpula dos Povos foi sediada na Universidade Federal do Pará (UFPA) e reuniu aproximadamente 25 mil pessoas credenciadas, incluindo lideranças de mais de 65 países. O encontro reforçou a ideia de que as soluções para a crise climática devem ser construídas a partir dos territórios, e não pautadas pelos interesses do mercado.
Leia também:
ADUA participa da 9ª Tribuna das Águas com o tema “Água é Bem Viver”
|