Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  11/12/2025


Movimentos constroem mobilizações após agressão de deputado e aprovação de PL que reduz pena de golpistas



 

 

Atualizado em 11 de dezembro de 2025 às 9h28

 

Censura à imprensa e agressão a deputados em plena Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O deputado Glauber Braga (PSol/RJ) foi agredido, na terça-feira (9 de dezembro), pela polícia legislativa, por orientação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos/PB), assim como jornalistas também foram expulsos e agredidos. O sinal da TV Câmara foi cortado, uma atitude autoritária com intenção de impedir o trabalho da imprensa e a divulgação dos fatos ocorridos dentro da Câmara.

 

Braga ocupava a cadeira da presidência da mesa diretora em protesto, após Motta anunciar que colocaria seu processo de cassação em votação no plenário. O deputado do PSol também estava se manifestando contra a votação do PL da Dosimetria, projeto que visava diminuir a pena de Jair Bolsonaro e demais envolvidos na tentativa de golpe de Estado e nos atos de violência e atentado à democracia do 8 de janeiro de 2023. Ainda na madrugada do dia 10, a Câmara aprovou o tal texto que favorece figuras centrais da tentativa de ruptura democrática.

 

Entre os deputados federais do Amazonas votaram a favor do PL da Dosimetria: Alberto Neto (PL); Amon Mandel (Cidadania); Adail Filho (Republicanos); Pauderney Avelino (União) e Fausto Jr (União). O deputado Sidney Leite (PSD) se absteve, e estavam ausentes durante a sessão os deputados Átila Lins (PSD) e Silas Câmara (Republicanos). 

 

Mobilizações

 

Diante dos fatos, já na tarde de quarta (10), diversos manifestantes – inclusive do ANDES-SN – ocuparam, o Anexo 2 da Câmara dos Deputados, em apoio a Glauber Braga. Com bandeiras e cartazes, o grupo entoou palavras de ordem como “Motta sai, Glauber fica”. No mesmo dia, o Sindicato Nacional emitiu uma nota de solidariedade ao deputado do PSol. 

 

Movimentos e entidades também organizam uma manifestação nacional para o próximo domingo (14/12). A mobilização será contra a ofensiva golpista da anistia, a perseguição contra o mandato de Glauber Braga, a agressão a deputados e jornalistas, a censura ao trabalho jornalístico, a aprovação do Marco Temporal e o silêncio frente as investidas autoritárias das BigTechs.

 

Em São Paulo, o ato será realizado às 14h, em frente ao Masp. Em Manaus, entidades irão realizar nesta quarta-feira (10) uma reunião de construção para organização do ato. A hora e local serão informados em breve.

 

Fontes: ANDES-SN e Metrópoles com edição da ADUA



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL