
No dia 6 de fevereiro de 2026, a Diretoria do ANDES-SN divulgou uma Nota de Repúdio direcionada ao pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus, em resposta a mais um ataque à docência. Durante um evento, Malafaia afirmou que professores “enganam seus alunos” e fez comentários pejorativos sobre as universidades públicas. Confira o documento a seguir.
Nota da Diretoria do ANDES-SN de repúdio ao pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia De Deus
O ANDES-SN refuta veementemente os ataques realizados pelo pastor SILAS MALAFAIA, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, no THE SEND, evento evangélico internacional que aconteceu em cinco capitais no último domingo (01/02/2026). No evento realizado na cidade de Recife (PE), o referido líder religioso atacou mais uma vez à docência, afirmando que professores “ENGANAM SEUS ALUNOS”, além de proferir ataques com termos pejorativos as nossas universidades públicas, ação correspondente ao de extrema-direita.
Este pastor é conhecido por sua militância política da extrema direita, encampando ataques ao ensino público, à ciência, às artes, fruto de uma visão unilateral e reacionária da vida. Ressaltamos que tal ação não será tolerada, e da mesma forma que temos respondido, seja na dimensão política, seja na dimensão jurídica, as ações da extrema direita, assim faremos contra qualquer movimento que tente destruir as Universidades Públicas, Institutos Federais e CEFET, o tripé ensino-pesquisa-extensão e seu importante papel de produtor de conhecimento nacional.
O ANDES-SN ao longo de sua história de 45 anos de lutas sempre esteve atento na defesa das nossas instituições de ensino público e continuará, de forma especial nesse ano de 2026, a postos e sempre pronto para continuar a defender uma educação pública, gratuita, democrática, antirracista, antimachista, antilgbtfóbica e anticapacitista.
Brasília, 6 de fevereiro de 2026.
Diretoria do ANDES-Sindicato Nacional
|