
Neste 19 de fevereiro, o ANDES-SN completa 45 anos de história, luta e conquistas em defesa da categoria docente e de uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada nos interesses da classe trabalhadora.
Fundado em 19 de fevereiro de 1981, em Campinas, como Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES), o sindicato consolidou sua trajetória e, em 26 de novembro de 1988, após a promulgação da Constituição Federal do Brasil de 1988, tornou-se o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN.
Atualmente, o ANDES-SN está presente em todo o território nacional, com mais de 120 seções sindicais, representando docentes das universidades federais, estaduais, municipais e distrital, além dos institutos federais e Cefets. Sua estrutura é composta por diretoria nacional, diretorias regionais e seções sindicais com autonomia política, administrativa e financeira, fortalecendo a organização pela base.
A ADUA também faz parte dessa trajetória! Desde 1991, a ADUA é uma das seções sindicais do ANDES-SN, unindo forças com mais de 120 seções presentes em todo o país. Juntas, essas entidades contribuem para consolidar um sindicato comprometido com a defesa dos direitos dos e das docentes, salário, carreira e melhores condições de trabalho, sempre pautando suas decisões democraticamente, com participação da categoria.
Confira aqui a reportagem especial sobre o aniversário do ANDES-SN, destacando sua trajetória como um sindicato construído pela base, comprometido com a autonomia, a democracia e a defesa da educação pública.
Vida longa ao ANDES-Sindicato Nacional! Conheça um pouco mais da história do ANDES-SN no canal do Sindicato Nacional no YouTube.
Assista ao vídeo produzido pela ADUA aqui.
|