Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  24/02/2026


ADUA participará de I Conferência Internacional Antifascista em março



 

 

A luta contra o avanço do fascismo no mundo demanda organização coletiva. Diante desta realidade, ocorre de 26 a 29 de março, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre (RS), a I Conferência Internacional Antifascista pela Soberania dos Povos, que se configura como um ato político de resistência coletiva. Com apoio e participação do ANDES-SN, a atividade também conta com a adesão da ADUA que enviará dois representantes.

 

O objetivo do encontro é reunir movimentos sociais, sindicatos e partidos de esquerda para debater o combate ao avanço do fascismo, do imperialismo e das opressões. A ideia é consequentemente construir uma articulação da resistência internacional contra a ofensiva do extremismo de direita que assola diversos países nos cinco continentes.

 

A conferência será lançada com um ato de rua. Durante os quatro dias, serão discutidos temas como neoliberalismo, educação, opressão racial e feminina, e soberania dos povos em plenárias, mesas de debate, oficinas e atividades autogestionadas, que visam auxiliar os movimentos sociais, a juventude e a militância popular na construção de alternativas concretas de solidariedade internacional e combate ao fascismo.

 

Participação

 

Em seus 45 anos de defesa da democracia e da educação pública, o ANDES-SN continuamente reafirmou a luta pela derrota da extrema-direita nas ruas e nas lutas e o combate aos ataques fascistas contra as Universidades, IFs e Cefets. Considerando essa trajetória, o Sindicato Nacional convocou as bases a participarem da Conferência.

 

Para participar pela ADUA, foi indicado um representante da Diretoria, o 1º vice-presidente da entidade, Raimundo Nonato Pereira da Silva. Também participará do encontro um(a) representante de um dos campi da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) fora de Manaus.

 

A Diretoria da ADUA orientou a realização de reuniões nos campi de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins para indicação de nomes. Será escolhido(a) para participar da conferência aquele(a) que receber mais votos. A recomendação é que os resultados das reuniões nos campi sejam encaminhados até quarta-feira (25) à secretaria da ADUA.

 

Acesse a Circular do ANDES-SN sobre a convocação aqui.

 

 Fonte: ADUA com informações de antifas2026.org, FNDC e Sepe-RJ



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL