| Data: 29/04/2019 
 Os efeitos nefastos da Emenda Constitucional (EC) 95/2016 e da política privatista e de austeridade implementada pelo governo de extrema-direita estão se refletindo em duros cortes nos investimentos de ciência e tecnologia. 
 “Entendemos que, como parte de nossos esforços de fortalecer a luta pela atuação unitária com todas as entidades e os setores dispostos a lutar contra os ataques da extrema-direita, é de suma importância que as seções sindicais participem da mobilização nacional contra os cortes em Ciência e Tecnologia que está sendo articulada pela SBPC, nos dias 8 e 9 de maio de 2019, em Brasília”, afirma a diretoria do ANDES-SN em circular. 
 O Sindicato Nacional afirma que a iniciativa chamada de #cienciaocupabrasilia é um espaço importante para apresentar a defesa da Ciência e Tecnologia públicas. Por isso, indica para as seções sindicais as seguintes iniciativas: 
 · Realização de atividades divulgando o panfleto “Por educação, ciência e tecnologia públicas” do ANDES-SN; 
 · Mobilização das seções sindicais para as atividades convocadas pela SBPC previstas para os dias 8 e 9 de maio, em Brasília; 
 · Utilização da proposta de trending topic #cienciaocupabrasilia na divulgação de materiais digitais como card, postagens, compartilhamentos, etc. 
 Folheto
 
Como parte das ações em defesa da “Liberdade de ensinar e  aprender: por educação, ciência e tecnologia públicas”, o ANDES-SN  elaborou um panfleto sobre os cortes de Ciência e Tecnologia. O folheto  já contém o selo “Liberdade de ensinar e aprender: por uma educação,  ciência e tecnologia públicas”. A ideia do selo é  unificar as mobilizações no interior das instituições de ensino para  fazer frente à onda de perseguição e de criminalização de professores e  aos cortes de verbas. Fonte: ANDES-SN com edição da ADUA-SSind.
 |