| Nesta  quarta-feira (15), servidores públicos federais (SPF) de todo o país se  reúnem, a partir das 10 horas, na Esplanada dos Ministérios, para o  lançamento oficial da campanha salarial 2012. Na parte da tarde,  acontece também a retomada da Frente Parlamentar em Defesa dos Serviços  Públicos, às 14 horas no Plenário I da Câmara dos Deputados.
 Os  servidores solicitaram ainda, para esta quarta, uma audiência com o  ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto  Carvalho, e com a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para  retomar as negociações entre o governo e o Fórum das entidades dos SPF,  interrompidas em julho do ano passado.  A diretoria do ANDES-SN enviou  correspondência ao novo ministro da educação propondo interlocução a  respeito de alguns temas importantes para as instituições de ensino  superior, incluindo a reestruturação da carreira docente, solicitando,  também, audiência nesta semana.
 
 A data de lançamento da Campanha  foi definida em reunião realizada no dia 24 de janeiro, onde estiveram  presentes mais de 20 entidades. No mesmo dia, representantes dos  servidores públicos protocolaram a pauta de reivindicações da campanha  2012 junto ao Ministério do Planejamento (MP), Casa Civil, Supremo  Tribunal de Justiça (STJ), Supremo Tribunal Federal (STF), Ministério  Público da União (MPU), Senado e Câmara dos deputados. O Fórum das  Entidades de Servidores Federais é composto por 30 entidades  representantes dos servidores, entre elas o ANDES-SN. (veja a pauta  abaixo).
 
 Barreiras
 
 Na ocasião, os SPF  tentaram ser recebidos pelo gabinete da ministra Miriam Belchior, que  recusou a entrada de todos os dirigentes e informou que receberia apenas  uma pessoa em nome de todas as entidades. Diante disso, os servidores  decidiram protocolar a pauta no balcão do ministério.
 
 “Lamentavelmente,  iniciamos a campanha com as mesmas características do ano passado, com o  governo impondo barreiras até mesmo na entrada dos represnetantes dos  sindicatos no ministério”, disse, na ocasião, Josevaldo Pessoa da Cunha,  1º vice-presidente da Regional Nordeste II do ANDES-SN.
 
 Mobilizações
 
 Uma  série de atividades programadas para o mês de março devem marcar a  mobilização da campanha 2012 dos SPF.  Nos dias 3 e 4, a Coordenação das  Entidades de Servidores Federais (Cnesf) realiza o Seminário Nacional e  Plenária Nacional. O encontro será seguido por uma reunião do Setor das  Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do ANDES-SN, no dia 5.
 
 O  momento importante da campanha será a Grande Marcha Nacional, que  acontece em Brasília no dia 28 de março. A manifestação sucede a Semana  Nacional Jornada de Lutas, realizada nos estados entre os dias 12 e 16  do mesmo mês.
 
 Os seis eixos que compõem a pauta de reivindicações da Campanha 2012 dos SPF são os seguintes:
 
 - Definição da data-base (1° de maio);
 - Política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações;
 - Cumprimento por parte do governo dos acordos e protocolo de intenções firmados;
 - Contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores;
 -  Retirada dos PL´s, MP´s, Decretos contrários aos interesses dos  servidores públicos (PL 549/09, PL 248/98, PL 92/07, PL 1992/07 e demais  proposições), supressão do artigo 78, da LDO, que define o prazo até  31/08, para encaminhar projetos de lei que reestrutura carreira e  concede qualquer tipo de reajuste aos trabalhadores. Supressão dos  artigos 86 e 87 que tratam da mudança de indenizar a  insalubridade/periculosidade no PL 2203/11 e supressão do artigo 46 que  trata da redução remuneratória aos médicos que têm sua carga horária  regulamentada por lei no PL 2203/11.
 - Paridade entre ativos, aposentados e pensionistas.
 
 
 
   
 Fonte: ANDES-SN |