Deputados integrantes da comissão especial criada para analisar o Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10) vão discutir hoje a proposta com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, às 17 horas, no gabinete do ministro.
O encontro foi proposto pelo deputado Artur Bruno (PT-CE) durante  reunião da comissão no último dia 9. “Precisamos discutir os números [do  projeto] com ele. Investir 7,5% do PIB em educação é um avanço, mas precisamos ouvir o ministro”, afirmou. O deputado Izalci (PR-DF) concordou com a sugestão.
O deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), por sua vez, reforçou o  pedido para que o ministro da Fazenda seja envolvido na discussão e  afirmou que outras áreas, principalmente as ligadas ao setor financeiro,  são privilegiadas em detrimento do Plano Nacional de Educação. “Não há  restrição fiscal para destinar os 10% do PIB para a educação. O  relatório simplesmente enquadra a proposta que veio do Palácio do  Planalto”, disse.
A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) também destacou a necessidade de  envolver o ministro da Fazenda, “que tem a chave do cofre”, no debate.  “Podemos criar um grupo para examinar esse assunto, mesmo que seja no  ministério. O local não importa”, defendeu.
 
Fonte: Agência Câmara