| Previsto para ocorrer nesta quinta-feira (28), o processo de apuração do  resultado da consulta para a escolha do novo comando da Universidade  Federal do Amazonas (Ufam) iniciou dentro do horário planejado, às 8h,  na sede da Comissão Permanente de Concursos (Comvest). Representantes da  Comissão Central de Consulta (CCC) e os candidatos Sylvio Puga,  Henrique Pereira e Hedinaldo Lima (vice de Márcia Perales) acompanham a  contagem dos votos.
 Segundo a presidente da CCC, Ana Cristina  Belarmino, os votos depositados nas 16 urnas da capital serão  contabilizados por meio de leitura óptica, processo que consiste na  digitalização das cédulas para a quantificação das escolhas. “Esse  processo é mais seguro, pois permite que os dados sejam escaneados e  depois contados, garantindo a transparência e dando celeridade ao  processo”, afirmou.
 
 A presidente da Comissão destacou ainda que a  previsão é que até às 12h de hoje todas as 14 mil cédulas sejam  digitalizadas e até o final da tarde sejam divulgados os nomes do reitor  e vice-reitor da Ufam, gestão 2013-2017, ou a necessidade de realização  de um segundo turno da consulta.
 
 Nas unidades acadêmicas da Ufam  no interior, a apuração ocorreu de forma manual e o resultado foi  enviado a CCC, por volta da meia noite desta quarta-feira (27). “As  mesas receptoras de votos foram transformadas em apuradoras, cabendo a  elas enviar o resultado para a comissão”, explicou a presidente da CCC.
 
 Votação
 
 Estavam  habilitadas a votar cerca de 35 mil pessoas, em Manaus e nas cinco  unidades acadêmicas da Ufam no interior (Benjamin Constant, Coari,  Humaitá, Itacoatiara e Parintins).
 
 Nesta quarta-feira, as urnas  foram abertas às 9h em 20 das 21 urnas distribuídas pela capital e  interior. A exceção foi a urna disponível no Hospital Universitário  Getúlio Vargas (HUGV), onde a votação começou às 7h, iniciando com o  turno de expediente na unidade de saúde de alta complexidade. No local, a  urna foi fechada às 21h.
 
 Apenas nos municípios de Benjamin  Constant, Coari e Humaitá, as urnas foram fechadas às 17h. Nos demais, a  votação encerrou às 21h.
 
 No total, 30.540 estudantes, 2.151  professores e 2.260 técnicos administrativos são responsáveis por  decidir o futuro da Ufam, no período 2013-2017.
 
 Fonte: Adua
 |