Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  12/02/2021


Docentes da Ufam aprovam indicativo de greve sanitária, caso aulas presenciais sejam determinadas



As (Os) docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) aprovaram indicativo de greve sanitária, caso seja determinada a retomada das aulas presenciais. A decisão ocorreu em Assembleia Geral Virtual realizada no dia 3 de fevereiro. Na ocasião, a categoria também selecionou os representantes da ADUA para a comissão de consulta à comunidade acadêmica para a reitoria da Universidade, que irá ocorrer neste ano.

 

Outra decisão tomada durante a AG – já divulgada pela ADUA – foi a aprovação de uma nota contra a discussão sobre a retomada do ensino devido à crise pandêmica no Amazonas. A nota pública, aprovada durante a assembleia, afirma que julga “humano e prudente adiar temporariamente a deliberação sobre a retomada do ensino e a definição do calendário” acadêmico de 2021. A nota foi lida durante a Reunião Extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), no dia 4 de fevereiro.

 

Greve sanitária

 

O indicativo de greve sanitária (caso as aulas presenciais sejam determinadas) foi aprovado 67 votos a favor, sete votos contra e oito abstenções. Na AG virtual, a 1ª vice-presidente da Regional Norte 1, Milena Barroso, explicou que a greve sanitária foi uma deliberação do 9º Conselho do ANDES-SN (Conad) Extraordinário e que tem como tema “Greve Sanitária em defesa da vida, contra o retorno presencial das atividades de ensino”.  

 

O indicativo de greve sanitária aprovado pelos (as) docentes da Ufam foi comunicado na reunião conjunta dos setores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Iees/Imes) do ANDES-SN. O encontro virtual ocorreu no dia 6 de fevereiro (sábado).

 

Escolha da Reitoria

 

Os (as) docentes decidiram, ainda, que a ADUA irá participar da comissão para a escolha da nova reitoria da Ufam desde que o processo conte com a participação dos demais segmentos da comunidade acadêmica (discentes e Técnicos(as)-administrativos(as) em Educação). Durante a Assembleia Virtual, a categoria votou e aprovou também que a votação deve ser paritária e a eleição realizada virtualmente.

 

Para representar a ADUA na Comissão que irá acompanhar o processo, a categoria indicou as professoras Iolete Ribeiro da Silva e Heloisa Maria Braga Cardoso da Silva e os docentes Francisco Jacob Paiva da Silva, Antônio José Vale da Costa e Mateus Coimbra de Oliveira. A comissão é formada por representantes de cada segmento da comunidade.

 

A Assembleia Geral Virtual contou ainda com a posse da Comissão de Representantes das Unidades (Crad).

 

Foto ilustrativa - A assembleia foi realizada virtualmente

 

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL