Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  23/04/2021


Movimentos protestam contra título de cidadão amazonense entregue ao presidente Bolsonaro



Movimentos sociais, sindicatos, estudantes e entidades realizaram protesto contra o título de cidadão amazonense entregue ao presidente Jair Bolsonaro na manhã desta sexta-feira (23) em Manaus (AM).  

 

A manifestação começou na frente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), com palavras de ordem, cartazes e faixas. Os manifestantes seguiram em caminhada até o Centro de Convenções Vasco Vasques, onde foi entregue a Medalha de Mérito Legislativo do Amazonas ao presidente.

 

O projeto de lei é de autoria do Deputado Péricles (PSL) e foi aprovado Aleam na terça-feira (20), com apenas um voto contrário.

 

A decisão teve repercussão negativa em diversas frentes de luta no Amazonas. Por isso a manifestação aconteceu pelo entendimento de que Bolsonaro não merece o título de amazonense, especialmente em um contexto crítico de descaso do governo frente a pandemia da covid-19 no Brasil.

 

O país bate quase diariamente tristes recordes de mortes causadas por covid-19, enfrenta lentidão na vacinação por causa do atraso na compra de imunizantes, sofre com abertura do comércio com interesse apenas no lucro em detrimento da vida, e milhares de brasileiros e brasileiras enfrentam a fome sem acesso ao auxílio emergencial. Somado a isso existem os recentes e constantes ataques do governo à Zona Franca de Manaus, aos servidores públicos  e servidoras públicas, aos povos indígenas e terras amazônicas, sem compromisso com a região.

 

Ana Lúcia Gomes, presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA/Ufam) esteve na manifestação representando a Seção Sindical e comenta: “Este movimento foi para mostrar nossa indignação com esta homenagem prestada de forma rasteira pelos deputados a Bolsonaro. Bolsonaro não nos representa, nem ao povo brasileiro, tampouco aos amazônidas. Ele boicotou em todos os momentos a ciência, o meio ambiente, a saúde e educação. Esta homenagem foi no mínimo um escárnio com a população amazonense. Bolsonaro jamais será um cidadão amazonense”, declara.  

.

Atos simbólicos

 

A ADUA e outros movimentos sociais também realizaram um ato virtual com agitação nas redes sociais nesta sexta-feira, às 12h, com compartilhamento de card e da hashtag #cidadaodoamnao e #forabolsonaro.  

 

Após a aprovação da homenagem, foram veiculadas diversas notas em repúdio contra a ação da Aleam, escritas por Sindicatos, Fóruns, Frentes de movimentos, Associações, Conselhos, Partidos Políticos, entre outros movimentos sociais e populares.

 

Em protesto, na manhã da quinta-feira (22) um grupo protocolou a devolução de títulos e medalhas recebidas como homenagem no parlamento estadual

 

Esses atos representam o descontentamento da população e movimentos em relação as atitudes do governo com o Amazonas e o Brasil.

 

Imagem: Fórum em Defesa dos Serviços Públicos do Amazonas.



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL