Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  25/06/2021


Nota de pesar - Antônio Heriberto Catalão Júnior



 

A ADUA vem a público manifestar pesar pelo falecimento, na última quarta-feira (23), do ex-professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e ex-diretor do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/Parintins), Antônio Heriberto Catalão Júnior.

 

Primeiro diretor eleito do ICSEZ, Catalão também foi um dos docentes responsáveis pela implantação do curso de Comunicação Social (Jornalismo) no instituto, onde atuou de 2008 a 2013. Posteriormente, assumiu na Ufam o cargo de Diretor do Departamento de Registro Acadêmico da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).

 

Atualmente, o professor lecionava na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Marabá, cidade em que faleceu.

 

Antônio Heriberto Catalão Júnior possuía doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Antes de trabalhar na Ufam, Catalão foi professor da Universidade Federal do Maranhão (2006 e 2007) e da Universidade Federal de Rondônia (2007 e 2008). 

 

"A comunidade do ICSEZ se solidariza com a família e amigos pela perda do nosso colega professor, carinhosamente chamado por todos nós de Catalão", disse em nota, a atual diretora do instituto, professora Sandra Helena da Silva.

 

O professor também foi lembrando por ex-discentes e professores da Ufam, que se manifestaram em suas redes sociais. “Era daqueles professores que chegava na sala com sua mochila, deixava sobre a cadeira. Nunca usou um livro, uma apostila, ou um datashow, apenas sacava do bolso um pincel e começava a explicar. Como cabia tanto conhecimento em um ser? A gente se questionava”, escreveu a ex-estudante de Jornalismo, Tereza Almeida. 

 

A professora do ICSEZ, Maria Audirene Cordeiro, também escreveu sobre o colega: “Catalão era um homem gentil, meigo, firme e muito inteligente. Um dos profissionais mais dedicados com quem eu tive a honra de trabalhar. Nós três, eu, ele e o Yuri, fomos responsáveis pela implementação do curso de comunicação social no ICSEZ, em Parintins. As discussões eram muito grandes porque havia divergências teóricas, divergência de concepção de trabalho, de forma de organização do currículo. Mas eram divergências que, ao invés de nos separar, nos uniam muito. Porque apesar do meu jeito muito duro de ser, e também do Yuri, ele sempre apareceria com uma propositura conciliadora a fim de evitar grandes divergências. Falar do Catalão é sempre pensar nele como poeta, aquele sorriso dele de menino traquino, seu inseparável cigarro e seu compromisso intransigente com a qualidade da formação dos nossos alunos e a qualidade do curso de Comunicação Social. Salve Catalão. Siga em paz”.

 

A ADUA se solidariza com os familiares e amigos do professor Catalão e rende sinceras homenagens ao trabalho realizado em toda a sua carreira.

 

Catalão, Presente!

 

 

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL