Av. Octávio Hamilton Botelho Mourão, 6.200, Campus Universitário UFAM, Setor Sul, bairro Coroado 1. CEP 69080-900

Whatsapp +55 92  98138-2677


Viva Melhor


   


  17/09/2021


Homenagem: Cinzas do professor Paulo Pinto Monte são "semeadas" na UFAM



Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), familiares e amigos(as) de Paulo Pinto Monte prestaram homenagem ao professor da Instituição que faleceu em 27 de março deste ano. Realizando seu desejo em vida, as cinzas de Paulo Monte foram "semeadas" no bosque da Ufam, em meio às árvores plantadas por ele no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS). A cerimônia aconteceu na última segunda-feira (13), data de nascimento de Paulo Monte.

 

Paulo Monte teve uma longa trajetória como docente da UFAM, onde atuava desde 1984. Sua carreira como filósofo e antropólogo foi marcada pela dedicação à defesa dos direitos dos povos indígenas. 

 

Segundo o professor Marcelo Seráfico, que esteve presente na homenagem póstuma, o professor Paulo Monte tinha três dimensões que o distinguia: ser generoso, compromissado socialmente e sensível afetiva e intelectualmente. Essas características que eram lembradas por todos e todas presentes.

 

"O professor Paulo Pinto Monte era uma pessoa capaz de ser generoso tanto no varejo quanto no atacado. Uma pessoa, cuja generosidade o levava a atos de extrema solidariedade com os indivíduos, com as pessoas que ele percebia necessitarem, não apenas da sua solidariedade, mas da compreensão, como também a grupos e camadas sociais. Portanto, essa característica pessoal, permitia a ele, compreender as circunstâncias, que envolviam não apenas a vida daqueles que estavam mais próximos deles, mas também a vida de coletividades”, declarou Marcelo Seráfico.

Durante a homenagem também foi lido um texto do professor José Alcimar de Oliveira, cujo trecho representa uma bela amizade que ia além dos muros da universidade.

 

“Paulão gostava de prosar, conversar com gente, frente a frente. Intempestivo, interrompia uma reunião e não abria mão de manifestar sua indignação diante de quem sofresse uma injustiça. Ninguém o calava.  Era o nosso desagravador de plantão. (...) As cinzas de quem defendeu a vida, a terra, a floresta, os povos indígenas, mais do que cinzas, são sementes de vida.  Vá em paz, querido Paulão”.

 

Um vídeo com a homenagem está presente no canal da TV IFCHS no YouTube. 

 

A ADUA prestou homenagens aos (às) docentes falecidos(as) no último ano, com a publicação do Memorial Sementes da Ufam, onde também destaca a contribuição do professor Paulo Pinto Monte, na academia e na militância. A seção sindical se solidariza com os familiares e amigos(as) do professor, em sua memória, agora "enraizada" no verde da floresta da Ufam, e na vida dos(as) com quem um dia conviveu.

 

Paulo Pinto Monte, presente!

 

Imagens: TV IFCHS UFAM

 

Leia mais: 

 

Paulo Pinto Monte, Presente!

 

Nota de pesar - Paulo Pinto Monte 

 


Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Octávio Hamilton Botelho Mourão, 6.200, Campus Universitário UFAM, Setor Sul, bairro Coroado 1. CEP 69080-900

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:

+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL