Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  17/01/2022


Categoria define agenda de mobilização



 

Entidades em defesa do funcionalismo público definiram a agenda de lutas para a construção da greve geral dos servidores públicos e servidoras públicas em reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), na sexta-feira (14). A categoria vai realizar um Dia Nacional de Luta, Mobilização e Paralisação nesta terça-feira (18), e seguirá com uma série de atividades que devem culminar na deflagração da greve dos servidores no dia 09 de março, caso não haja abertura de negociação efetiva. Entre as principais reivindicações, estão em pauta a defesa da reposição salarial, melhores condições de trabalho, a revogação da Emenda Constitucional 95 (Teto dos Gastos) e a derrubada da Reforma Administrativa (PEC 32).

 

Com atos em Brasília e nos estados, a paralisação fortalece a mobilização convocada pelo Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).

 

Como parte da programação, será protocolada a pauta de reivindicações junto ao governo federal, no Ministério da Economia e no Palácio do Planalto.  Também está prevista realização de um protesto em frente ao Banco Central, em Brasília (DF).

 

Uma plenária ampliada deve ser convocada ainda para janeiro, e um ato público está sendo organizado para o início de fevereiro, no Congresso Nacional, na abertura do ano legislativo. Durante os meses de janeiro e fevereiro devem acontecer assembleias de base para deliberar sobre a construção de greve unificada.  

 

A presidenta do ANDES-SN, Rivânia Moura, afirma que a reunião do Fonasefe indicou a manutenção da unidade de luta.

 

“Avaliamos que foi essa construção da unidade na luta que levou às grandes mobilizações feitas em 2021 e, em especial, à vitória da luta contra a PEC 32, para garantir que a proposta não fosse votada no ano passado. Conseguimos também reabrir esse debate com a sociedade, sobre a importância dos serviços públicos e dos servidores, o que ajudou a pressionar os deputados. Foi em nome dessa unidade que pautamos, na reunião do Fonasefe, a construção da greve e tiramos um calendário de mobilizações e luta. Temos uma jornada de luta a ser construída em fevereiro, protocolaremos nossa pauta de reivindicações dos servidores na próxima semana, que tem como ponto principal de pauta o realinhamento salarial”.

 

Confira a agenda de lutas definida pelo Fonasefe:


18/01 - Dia Nacional de Mobilização/ministério da economia para protocolar a pauta de reivindicações; ato em frente ao Banco Central;
24/01 -  Celebrar o Dia Nacional de luta dos aposentados;
27/01 - Plenária virtual dos servidores;
28/01 - Coletiva de Imprensa sobre os encaminhamentos aprovados na Plenária;
02/02 - Ato em Brasília na abertura do ano legislativo;
14 a 25/02 - Jornada de luta (Estado de greve);
09/03 - Deflagração da Greve pelas categorias.

 

 

Foto: Sue Anne Cursino/ADUA 

 

 

Fontes: ADUA com informações do ANDES-SN e Fonasefe.

 

 

Leia também: 

Paralisação nacional mobiliza defesa do serviço público



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL