Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  19/01/2022


ANDES-SN participa de jornada de lutas rumo à greve geral



 

O ANDES-SN, Sindicato Nacional o qual a ADUA integra, participou dos atos realizados em Brasília (DF), nesta terça-feira (18), em conjunto com mais de 40 categorias do funcionalismo público federal. A mobilização faz parte da agenda de lutas rumo à greve geral dos servidores públicos e servidoras públicas federais, prevista para início de março.

 

Pela manhã, o protesto ocorreu em frente à sede do Banco Central. Já no período da tarde, a manifestação foi na Esplanada dos Ministérios, no bloco da pasta da Economia, onde foi protocolada a pauta de reivindicações unificadas, via protocolo online. Os representantes dos Fóruns chegaram a solicitar que fossem recebidos pelo ministério, porém tiveram resposta negativa. Confira o documento entregue ao Ministério da Economia.

 

“Nós estamos retomando as lutas em 2022. Depois de um ano [2021] em que conseguimos construir uma forte unidade no Fonasefe, com as entidades que representam os trabalhadores e trabalhadoras dos serviços públicos, não podíamos deixar de começar 2022 novamente em unidade lutando pelos serviços públicos. E, neste caso, hoje iniciando também a luta pela reposição salarial”, ressaltou a 2ª secretária do ANDES-SN, Francieli Rebelatto.

 

Em escracho às ações do governo federal, ratos, notas imitando dólar e bonecos representando o Ministro da Economia, Paulo Guedes, foram utilizados para criticar as contas do ministro em paraísos fiscais, o favorecimento de bancos e grandes empresas, e o desvio de recursos em detrimento das necessidades da população.

 

 

Os atos foram convocados pelo Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

 

Pauta de luta

 

A categoria está sem reajuste desde 2017 e com perdas salariais desde 2011, acumulando uma defasagem de 49,28% nos salários. Além da reposição salarial, a luta do ANDES-SN inclui a defesa de investimentos na educação, por melhores condições de trabalho, a revogação da Emenda Constitucional 95 (Teto dos Gastos) e a derrubada da Reforma Administrativa (PEC 32).

 

A construção de unidade de luta também retoma a luta contra os cortes orçamentários na educação, ciência e tecnologia, contra as intervenções nas universidades e contra o retorno às atividades presenciais sem condições sanitárias adequadas.

 

 

O movimento também critica a inflação acumulada no governo Bolsonaro (2019 a 2021), que corresponde a 19,99%, e representa a diminuição do poder de compra e arrocho salarial, que atinge diretamente toda a população brasileira. 

 

“Entendemos que a precarização da vida do trabalhador e da trabalhadora dos serviços públicos significa a precarização na ponta, para o usuário e usuária, ou seja, para a classe trabalhadora”, explicou a diretora do Sindicato Nacional.



Assembleias de base

 

Em reunião do setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) vinculadas ao ANDES-SN, realizada na quarta-feira (12), foi aprovada a realização de rodada de assembleias do dia 17 de janeiro a 11 de fevereiro de 2022 para debater a pauta de construção da greve unificada e a pauta específica das categorias da Educação Federal.

 

 

 

 


Fotos: ANDES-SN/ Divulgação 

 

 

Fontes: ADUA com informações do ANDES-SN

 

 

Leia também:

Paralisação nacional mobiliza defesa do serviço público



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL