Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  15/02/2022


Livro “Comunicação, Questão Indígena e Movimentos Sociais” é lançado nesta terça (15)



 

“Comunicação, Questão Indígena e Movimentos Sociais: reflexões necessárias” é o título do livro que será lançado nesta terça-feira (15), às 19h30 (horário de Manaus), em um seminário virtual com a participação de seus autores(as) e outros convidados(a). Composta por dez capítulos, a obra apresenta a comunicação indígena no Brasil como espaço de luta e resistência. Para assistir ao lançamento, basta preencher o formulário de inscrição: https://bit.ly/3GRK23e. O link para acesso a live será enviado para o e-mail cadastrado.

 

Os artigos que compõem o livro são resultados de pesquisas que abordam, entre outros temas, as redes de comunicação no Brasil, o percurso histórico dos povos originários, movimento indígena dos Munduruku do Alto Tapajós (PA), garimpo ilegal e comunicação indígena em Roraima, net-ativismo e movimento LGBT indígena no Instagram, o WhatsApp em comunidades ribeirinhas no Baixo Amazonas, vacinação e publicidade na pandemia da covid-19.

 

“A obra privilegia textos que tratam de problemáticas dos povos indígenas, mas também dos ribeirinhos e quilombolas, abordadas a partir de iniciativas de comunicação popular e comunitária próprias, principalmente a partir do empoderamento de tecnologias audiovisuais e digitais situadas no contexto de atuação de seus movimentos sociais, organizações civis e redes de mobilização e de articulação entre comunidades dispersas em diferentes territórios”, afirma o prefácio escrito por Cicilia Peruzzo.

 

Organizado pelo professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e sindicalizado à ADUA, Lucas Milhomens, a coletânea de texto contribui com a necessidade de reflexão sobre a relação da comunicação com movimentos sociais, sobretudo os movimentos indígenas que têm sido nos últimos anos protagonistas de lutas nacionais e internacionais. Neste sentido, um segundo livro sobre Amazônia e movimentos sociais já está sendo preparado para ser lançado no segundo semestre deste ano.

 

“Acredito que problematizar essa questão relacionada aos movimentos indígenas e sociais e a sua relação com a comunicação é importante para compreender a relação dos próprios movimentos e organizações, entidades, que estão hoje se organizando no que nós chamamos de redes mobilizacionais ou redes de mobilização. Essas redes hoje são fundamentais para levantar junto a sociedade as pautas desses movimentos sociais e dessas organizações indígenas”, comentou Milhomens. 

 

O download completo do Livro estará disponível aqui.

 

Fontes: ADUA com informações de Ascom/Ufam e Agência Rede Rhisa.

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL