Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  18/02/2022


Breque dos apps: Manaus tem paralisação prevista para sábado



 

Manaus (AM) irá participar das manifestações agendadas para este sábado (19) de motociclistas e motoristas de aplicativos com paralisação das atividades por 24 horas. No início de fevereiro, circularam na internet imagens do entregador Henry Silva sendo agredido por um cliente, na capital amazonense. O caso gerou revolta. A ADUA e o ANDES-SN denunciam e combatem a precarização das relações de trabalho e os ataques à classe trabalhadora.

 

Nas filmagens, Henry é jogado ao chão e imobilizado por um homem que, mesmo sem realizar o pagamento, retira o pedido da mochila do entregador. Segundo entregadores manauaras, humilhações e violências ocorrem com frequência.  

 

Além de Manaus, também há manifestações previstas para este sábado em Goiânia e Aparecida de Goiânia, em Goiás. Nessas cidades, o “breque”, como são chamadas as greves do setor, é por tempo indeterminado.

 

Os entregadores reivindicam melhores condições de trabalho e, principalmente, o aumento da taxa mínima por corrida, que é de R$ 5,71, atualmente. Além de não atenderem essa principal pauta da categoria, as empresas têm avançado no controle sobre a jornada de trabalho sem oferecer o vínculo empregatício.

 

Fraudes nas relações trabalhistas de empresas do setor já têm sido alvo de decisões judiciais favoráveis aos funcionários, reconhecendo o vínculo empregatício e/ou a garantia de direitos. Outra demanda da categoria tem sido mais segurança, situação necessária considerando casos como o de Henry Silva.

 

“Em um país em que as relações empregatícias estão cada vez mais precarizadas, é necessário cercar de solidariedade todos aqueles que se levantam por direitos”, afirmou a CSP-Conlutas.

 

Foto: Luiza Castro/Reprodução

 

Fonte: com informações da CSP-Conlutas



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL