Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  04/04/2022


Dia da Saúde: SPFs somarão forças aos atos em defesa do SUS e do Serviço Público



 

No Dia Mundial de Saúde (7 de abril), irão ocorrer atos em várias partes do país, que contarão com o apoio e a participação de Servidoras Públicas e Servidores Públicos Federais (SPFs). A data compõe o calendário de lutas da categoria, que está em campanha salarial unificada. Além da valorização do serviço público brasileiro e dos e das SPFs, outra bandeira das manifestações será a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A Jornada de Luta dos(as) SPFs reivindica reposição salarial emergencial de 19,99%, melhores condições de trabalho no serviço público; a revogação da Emenda Constitucional (EC 95), a do Teto dos Gastos, e a derrubada da Reforma Administrativa (PEC 32/2020), medidas que impactam ou irão impactar diretamente o setor da Saúde. A pauta foi protocolada no dia 18 de janeiro, mas até agora o governo federal não abriu a mesa de negociações.

 

Crise programada

 

Na pandemia de covid-19, a importância do SUS foi evidenciada ao salvar vidas diante da política de morte instaurada pelo governo Bolsonaro. Com as sequelas da doença e o agravamento de outras enfermidades devido à priorização do atendimento da infecção de covid-19, a população precisará ainda mais dos serviços públicos na saúde. Para fortalecer o esse sistema, é preciso enfrentar o contínuo desfinanciamento que tem dificultado a prestação de serviços com qualidade para população brasileira.

 

Uma das entidades a frente dos atos deste dia 7 de abril é a Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde (FNCPS). Em nota, a Frente convocou a todos e a todas a irem às ruas defender o SUS 100% público e estatal, de qualidade e que atenda às necessidades da população.

 

“O que só será possível com a luta: contra a sua privatização, por recursos necessários para a manutenção e ampliação de sua rede própria, melhoria das condições de assistência à população, valorização das trabalhadoras e dos trabalhadores da saúde com a garantia de seus direitos e remuneração digna, além de uma participação social efetiva que represente o controle da classe trabalhadora sobre seu funcionamento”, diz a Frente em trecho do documento.

 

Dia de Luta em defesa do SUS 100% público e estatal!

 

O SUS é Nosso! Saúde não é mercadoria!

 

Fonte: ADUA com informações da FNCPS e ANDES-SN

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL