Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  27/04/2022


Encontro nacional contra as intervenções nas Ifes será realizado em maio



 

Nos anos do governo Bolsonaro, mais de 25 instituições federais de ensino sofreram intervenção do presidente da república na escolha de reitores e reitoras. Diante desta conjuntura, será realizado um “Encontro das Universidades, Institutos Federais e Cefets em luta contra as intervenções”, nos dias 11 e 12 de maio. Além dos debates, serão realizadas uma audiência pública e um ato em Brasília (DF).

 

"Nesse evento serão debatidos temas como o projeto histórico de universidade do ANDES-SN, aspectos políticos, jurídicos, impactos na gestão das instituições, lutas e resistências da nossa categoria", informou o Sindicato Nacional por meio de Circular. 

 

A definição sobre o evento ocorreu na reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do Sindicato Nacional, e foi uma das deliberações do 40º Congresso do ANDES-SN. Primeiro encontro presencial após mais de dois anos de pandemia da covid-19, a reunião do Setor das Ifes foi realizada no último dia 22.

 

“O objetivo do encontro é promover um amplo diálogo entre as seções sindicais do ANDES-SN a partir das experiências de resistência contra as intervenções e também com outras entidades que têm participado dessa luta, como a Fenet, UNE, Fasubra, Sinasefe, e convidar, ainda, a Frente de Articulação dos Reitores Eleitos e não Empossados para dialogar conjuntamente”, comentou o coordenador do Setor das Ifes do ANDES-SN, Mario Mariano Cardoso.

 

“Em diálogos com as demais entidades da educação, estamos construindo um ato no dia 12 de maio como parte da programação do encontro. Em breve, enviaremos informações detalhadas da programação, local e horário, mas desde já convidamos as seções sindicais do ANDES-SN a se mobilizarem para participar dessa agenda de lutas do nosso sindicato”, disse a Diretoria do Sindicato Nacional.

 

Greve e Retorno ao presencial

 

O encontro pautou ainda a Greve Nacional Unificada das servidoras e dos servidores públicos federais (SPFs). Foi encaminhada a realização de uma rodada de assembleias até 17 de maio para deliberar sobre a construção de paralisação nacional com deflagração para o dia 23 do mesmo mês. A próxima reunião do Setor das Ifes foi marcada para 18 de maio e avaliará o resultado das assembleias.

 

Além disso, as e os docentes relataram as dificuldades enfrentadas no retorno às atividades presenciais nas Ifes. Em muitos casos, não há garantia de condições sanitárias necessárias à comunidade acadêmica.

 

“Nós pautamos na reunião que o retorno das atividades presenciais precisa ter como base o Plano Sanitário e Educacional, aprovado em nossas instâncias. Apesar da importância do retorno presencial, fica evidente a falta de infraestrutura, de condições sanitárias mínimas e da falta de assistência estudantil nas instituições. Tudo isso tem dificultado esse retorno”, disse o coordenador das Ifes.

 

Fonte: com informações do ANDES-SN



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL