Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  29/04/2022


Docentes da UFAM movimentam Dia Nacional de Paralisação e Mobilização dos e das SPFs



 

Para marcar o Dia Nacional de Paralisação e Mobilização dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Funcionalismo Público Federal, na quinta-feira (28), a ADUA mobilizou a atividade simbólica Café da Luta, com músicas de resistência, panfletagem e faixaço na entrada do Instituto de Ciência Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), campus da UFAM, em Parintins (AM). Nas redes sociais, a seção sindical estimulou a agitação online com a postagem de cards da campanha de reajuste, convocando os e as docentes a compartilharem o material com o uso das hashtags #reajusteja #sosservicopublico #PEC32nao #EC95nao.

 

Durante as falas no hall do campus da UFAM/Parintins, os professores e as professoras destacaram a defesa dos serviços públicos e o reajuste salarial dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Federais (SPFs), assim como a luta pela derrubada da PEC 32 (Reforma Administrativa), a revogação da Emenda Constitucional (EC) 95 e contra os cortes orçamentários da Educação.

 

A 2ª secretária da ADUA, professora Valmiene Florindo, pontuou que foi um momento importante de diálogo com docentes e discentes. A atividade seguiu o calendário de lutas do ANDES-SN e do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

 

 

Em Brasília (DF), foram realizados protestos em frente ao Ministério da Educação (MEC) e passeata, com a participação dos servidores e das servidoras da educação e de outras categorias do funcionalismo público.

 

 

Semana de Luta

 

A atividade foi incoporada à Semana de Luta do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes), com ações programadas de 25 a 29 de abril. Além do Dia Nacional de Paralisação e Mobilização, foi mantida vigília permanente em frente ao Ministério da Economia e reunião com liderança da Minoria Parlamentar na Câmara dos Deputados, com objetivo de articular apoio de parlamentares à campanha de recomposição salarial.

 

Desde janeiro deste ano, a categoria tem mobilizado a luta pelo reajuste emergencial de 19,99%, referente apenas as perdas pela inflação nos três primeiros anos do governo de Jair Bolsonaro. Já as perdas históricas dos últimos anos são ainda maiores, chegando a 49,28%.

 

As entidades que atuam em defesa das categorias do Funcionalismo Público Federal vão manter a bandeira de luta erguida até que o governo federal abra as negociações.

 

 

Fotos: ICSEZ/Divulgação 

 

 

Fonte: ADUA

 

 

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL