Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  31/05/2022


Passeata por “Reajuste, Já” toma as ruas de Brasília nesta terça



 

A luta não para! Diversas categorias de servidores e servidoras federais, inclusive docentes, marcharam, na manhã desta terça-feira (31), em Brasília (DF), para reivindicar “reajuste salarial, já”. O governo federal tem ignorado a campanha que tem realizado mobilizações desde janeiro deste ano.  Sem recomposição salarial há cinco anos, os e as SPFs pedem, no mínimo, recomposição de 19,99%, o equivalente a perda inflacionária durante os três anos do governo Bolsonaro.

 

Docentes do ANDES-SN e de suas seções sindicais, em conjunto com outros trabalhadores e outras trabalhadoras do funcionalismo público federal, se concentraram no Espaço do Servidor na Esplanada dos Ministérios. De lá, saíram em passeata em direção ao Ministério da Economia e, sem seguida, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

 

“(...) este governo é inimigo da educação pública, e a prova disso é que no mesmo momento em que anuncia um gigante corte orçamentário que atinge a educação, o ensino, a extensão, a pesquisa e a assistência estudantil, tenta aprovar uma lei que quer acabar com a gratuidade no ensino público nas universidades, institutos e Cefets. Isso demonstra que o governo tem um lado que é do grande Capital, dos setores que querem transformar a educação em mercadoria, e isso não podemos permitir”, afirmou o 2° vice-presidente da Regional Nordeste I do ANDES-SN, Cláudio Mendonça.

 

 

O 1° secretário da Regional Nordeste I do Sindicato Nacional, Gisvaldo Oliveira, comentou que o governo adota uma política de destruição dos serviços públicos com o recente corte de R$ 3,2 bilhões no MEC. “Sabemos que todos os órgãos da pasta serão atingidos, principalmente, os institutos e universidades federais. É um governo que aplica uma política ultraneoliberal de um lado e o extermínio do povo preto de outro, dos povos indígenas e mulheres nesse país”.

 

Após a manifestação na Esplanada nos Ministérios, no período da tarde, os servidores e as servidoras participaram de uma audiência pública com parlamentares da Liderança da Minoria, na Câmara dos Deputados. 

 

 

Nesta quarta-feira (1º de junho) está prevista vigília dos e das SPFs em frente ao Ministério da Economia.     

 

 

Participaram do ato caravanas com representantes de várias categorias do funcionalismo de diferentes estados como Pará, Piauí, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo. A mobilização foi construída em unidade com as entidades sindicais que compõe o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate).

 

Fotos: ANDES-SN e ADFUFPA

 

Fonte: com informações do ANDES-SN



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL