Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  03/06/2022


Versão digital do dossiê sobre intervenções do governo Bolsonaro nas Ifes está disponível



 

 

Está disponível a versão digital do material “A invenção da balbúrdia: dossiê sobre as intervenções de Bolsonaro nas Instituições Federais de Ensino Superior”, do ANDES-SN. O documento traz um panorama da intervenção do presidente Jair Bolsonaro na escolha de reitoras e reitores das Instituições Federais de Ensino (Ifes), um ataque à autonomia universitária, garantida pela Constituição Federal.

 

Produzido pelo docente André Pereira e pelas professoras Junia Zaidan e Ana Carolina Galvão, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o material foi lançado, presencialmente, no “Encontro das Universidades, Institutos Federais e Cefets em luta contra as intervenções”, que ocorreu em Brasília (DF), nos dias 11 e 12 de maio. A versão digital, lançada nesta quarta-feira (2), está disponível nos formatos PDF e Issuu. A versão impressa do dossiê será disponibilizada pelo ANDES-SN posteriormente.

 

Desde o início do mandato, em 2019, Bolsonaro interferiu na nomeação de gestores e gestoras de, pelo menos, 25 instituições, seja empossando aqueles(as) que ficaram em segundo ou terceiro lugar na lista tríplice encaminhada pelas universidades ao Ministério da Educação (MEC), seja indicando pessoas que sequer participaram da consulta à comunidade acadêmica.

 

Produção

 

 

O levantamento de informações contou com o apoio técnico de Penha Karoline Pulcherio de Araújo e de Larissa Nuvens Guimarães. Na fase final, a Adufes também teve a participação de Lígia Caroline Pereira Pimenta, como pesquisadora e redatora. A edição final ficou a cargo dos três docentes coordenadores do projeto.

 

O apoio do ANDES-SN à publicação do dossiê, produzido em articulação com a Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), é uma deliberação da categoria, tomada nos últimos Conads e referendada no 40º Congresso do Sindicato Nacional, ocorrido em março deste ano, em Porto Alegre (RS).

 

Fonte: com informações do ANDES-SN

 

 

Leia também

 

 

Intervenção de Bolsonaro nas IFE é uma reedição da política da ditadura empresarial-militar

 

Perseguição e assédio: Docentes relatam cotidiano em universidades sob intervenção

 

Podcast do ANDES-SN debate o dossiê "A Invenção da Balbúrdia"

 

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL