Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  15/06/2022


ADUA participa de protesto contra invasões no Vale do Javari e descaso ao desaparecimento de Bruno e Dom



 

 

Entidades e movimentos que atuam em defesa dos direitos dos povos indígenas, entre elas a ADUA- Seção Sindical do ANDES-SN, irão realizar, nesta quarta-feira (15), às 15h, em Manaus, um ato de denúncia das invasões no Vale do Javari (AM), do desamparo dos povos indígenas da região, e do desaparecimento do indigenista e servidor licenciado da Funai, Bruno Pereira, e do jornalista, Dom Phillips. A manifestação também será em solidariedade à luta dos(as) servidores(as) da Funai contra o desmonte da instituição.

 

A concentração do ato irá ocorrer no Reservatório do Mocó. De lá, os e as manifestantes planejam sair em caminhada até a sede da Funai, na Avenida Maceió, 224, bairro Nossa Senhora das Graças, ao lado do Cemitério São João Batista.

 

Nesta terça (14), a ADUA-Seção Sindical emitiu uma nota somando forças ao clamor internacional e questionando “Onde estão Bruno e Dom?”. No documento, a Seção Sindical afirma que os povos indígenas da Amazônia, a população ribeirinha, a megabiodiversidade, seus rios, lagos, igapós, igarapés, encontraram nas mentes e mãos de Bruno e Dom a salvaguarda negada pelo Estado brasileiro.

 

“A omissão criminosa do Estado brasileiro diante da destruição da Amazônia e da violência contra seus povos originários favorece e incentiva as ações do crime organizado. A Amazônia, pelo grito de seus povos indígenas e populações ribeirinhas, de seus rios e floresta, fauna e flora, exige que o Estado brasileiro dê celeridade às investigações e que a justiça seja feita aos seus guardiões BRUNO ARAÚJO PEREIRA e DOM PHILLIPS”, afirma a ADUA-Seção Sindical.

 

Além da entidade também irão participar da manifestação o Movimento Vozes do Silêncio; Coletivo de Mulheres da Educação; Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho da 11ª Região do  Amazonas (SITRAAM); Sindicato dos Jornalistas; Sintesam; Floresta Manaós; Cia. Vitória Régia de Teatro; Mama; AMA; Projeto Jaraqui/Centro Associativo Amigos da Praça; SOS Encontro das Águas (CAP); Núcleo De Cultura Política da Ufam (NCPAM); Cooperativa dos Produtores Rurais Assentados do Amazonas; Movimento de Mulheres Negras da Floresta-Dandara; Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); Juventude PCB e os partidos políticos PSOL; Rede; PT – Núcleo de Petrópolis; PCB e PDT.

 

Fonte: ADUA

 

 

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL