Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  29/07/2022


ANDES-SN repudia decisão unilateral de fechamento de programas de pós-graduação da Unisinos



A Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS), encerrou 12 dos 26 Programas de Pós-Graduação (PPGs). A universidade atribuiu o fechamento dos cursos de mestrado e doutorado ao corte do financiamento público, à redução de 38% no número de matrículas nos últimos cinco anos por conta da crise econômico e à pandemia da covid-19. Em nota, o ANDES-SN repudiou a decisão unilateral da Universidade. 

 

As áreas atingidas foram História, Linguística Aplicada, Comunicação, Psicologia, Biologia, Ciências Sociais, Economia, Geologia, Ciências Contábeis, Arquitetura, Enfermagem e Engenharia Mecânica. Os e as estudantes já matriculados terão o tempo regular de duração do curso para concluir seus trabalhos e a coordenação acompanhará os alunos até a conclusão de teses e dissertações, sejam eles pagantes ou bolsistas.

 

“O contexto do ensino superior brasileiro mudou radicalmente ao longo dos últimos anos. Houve significativa redução do número de matrículas, resultado da crise econômica do país, da redução expressiva de financiamento público para o ensino superior e da pandemia”, afirmou a Unisinos em no comunicado. A reitoria confirmou, ao Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS), que 40 professores serão demitidos.

 

Leia na íntegra a nota do ANDES-SN:

 

NOTA DA DIRETORIA DO ANDES-SN EM REPÚDIO À DECISÃO UNILATERAL DE FECHAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UNISINOS

 

Na última semana, docentes, estudantes, técnico(a)-administrativo(a)s e a comunidade científica brasileira foram surpreendido(a)s com a decisão unilateral da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) com o fechamento dos seus programas de pós-graduação, em diversas áreas. Esta decisão desrespeitou compromissos assumidos com a sociedade brasileira, com o Sistema Nacional de Pós-Graduação e, mais do que isso, trata-se de um profundo desrespeito para com o(a)s estudantes e trabalhadore(a)s ligado(a)s a esses programas e que vinham, há décadas, contribuindo com a pesquisa no país.

 

Essa ação configura um duro golpe no desenvolvimento das pesquisas que, no caso da Unisinos, eram marcadas por amplo reconhecimento. Em algumas áreas, os programas de pós-graduação têm mais de 30 anos de existência, sendo pontuados junto à Capes com nota máxima A decisão unilateral da administração da Unisinos desmantela redes de pesquisa, fluxos de trocas de conhecimento e de formação, além do irreparável impacto nas vidas das pessoas diretamente envolvidas, como pesquisadore(a)s docentes, pesquisadore(a)s em formação e trabalhadore(a)s técnico(a)-administrativo(a)s.

 

Esta decisão, no entanto, não está apartada de uma política que expressa o negacionismo, o obscurantismo e de desmonte da ciência e tecnologia do Brasil tutelada pelo governo federal, que tem se colocado como inimigo da educação e da liberdade de cátedra. Este ataque aos direitos do(a)s pesquisadore(a)s e do desenvolvimento da pesquisa expressa a fragilidade da concepção de uma educação voltada aos interesses do mercado e não comprometida com os interesses efetivos da população brasileira e daquele(a)s que a produzem.

 

O que acompanhamos, neste caso, é uma sobreposição dos interesses do mercado sobre o papel formativo crítico e o desenvolvimento científico de qualidade.

 

Diante de mais esta investida de desmantelamento da ciência no Brasil, nós do ANDES-SN reafirmamos nosso repúdio à decisão unilateral da administração da Unisinos, nos solidarizamos com o(a)s pesquisadore(a)s (docentes e discentes), com o(a)s trabalhadore(a)s técnico(a)-adminisrtivo(a)s e reafirmamos nosso compromisso com a luta por uma ciência e tecnologia voltadas aos interesses do povo trabalhador e por uma formação crítica, que nos ajude a compreender as contradições da realidade do nosso país e, com isso, melhor intervir sobre ela.

 

Não ao desmonte da ciência e da tecnologia.

 

Pelo imediato retorno dos programas de pós-graduação na Unisinos.

 

Toda solidariedade à(o)s trabalhadore(a)s e pesquisadore(a)s da Unisinos.

 

 

Brasília (DF), 29 de julho de 2022.

Diretoria Nacional do ANDES-SN

 

Fontes: ANDES-SN e Sintrajufe



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL