Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  19/10/2022


Manaus e Parintins participam do Dia Nacional em Defesa da Educação, Ciência e Tecnologia



 

No Amazonas, professores(as), estudantes, Técnicos(as)-Administrativos(as) em Educação e representantes de outras entidades realizaram atos na terça-feira (18), em Manaus e Parintins para marcar o Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Educação, da Ciência e da Tecnologia.

 

Em Manaus, pela manhã aconteceu manifestação no Bosque da Resistência, em frente ao campus da UFAM, com falas públicas sobre os Cortes Orçamentários, panfletagem e café da manhã.

 

“Estivemos no Bosque da Resistencia para avivar o nosso compromisso com a educação pública, gratuita e socialmente referenciada. A ADUA e o ANDES-SN têm reiteradamente reivindicado o direito à universidade pública subsidiada pelo estado brasileiro. Vamos à luta!”, disse o 1º vice-presidente da ADUA, Aldair Oliveira de Andrade.

 

Crédito: Sue Anne/ADUA Ascom

 

A programação no período da tarde foi realizada na Praça da Polícia, com participação de representantes de diversas entidades que atuam em defesa da educação.

 

“Estamos nas ruas para denunciar os cortes no orçamento das Universidades e Institutos Federais e também da Ciência e Tecnologia, e te convidamos para fortalecer essa luta para que a gente possa ter no nosso país um governo comprometido, que tenha projeto de futuro. E só tem projeto de futuro quem tem compromisso com a educação, com a Ciência e Tecnologia brasileira, por isso a gente quer mudança”, afirmou a integrante da diretoria da Associação dos Pós-graduandos da UFAM (APG), Priscila Duarte.

 

Crédito:  Yasmin Vieira

 

Em Parintins (AM), o movimento contra o confisco no orçamento das Universidades Federais e Institutos Federais foi realizado à tarde, em frente ao Bumbódromo, com participação de docentes, estudantes e TAEs da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), UFAM e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

 

Crédito: Solange Moraes/ICSEZ

 

Além da ADUA, participaram da construção da pauta de luta para a mobilização no Amazonas, o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), a APG-UFAM, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a União da Juventude Socialista (UJS), a União Estadual dos Estudantes (UEE-AM), a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Trabalho da 11° Região e Justiça Federal do Amazonas (Sitraam), além de outros docentes e estudantes da Ufam, da UEA e do Ifam.

 

“As universidades estão em situação precária, estamos com condições bastantes limitantes para que as aulas aconteçam, para que tenham aulas práticas, aulas de campo e estrutura também de apoio aos discentes. Nós precisamos continuar na luta, porque esses cortes vão continuar ocorrendo e nós precisamos barra-los”, comentou a presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA), professora Ana Lúcia Gomes.

 

 

Fonte: ADUA

 

 

Leia também: 

 

Agenda Unificada em Defesa da Educação em Manaus terá atos nos dias 17 e 18 de outubro

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL