Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  20/10/2022


Docentes definem representantes para o 14º Conad Extraordinário



 

Docentes sindicalizados e sindicalizadas à ADUA escolheram os(as) representantes para o 14º Conselho do ANDES-SN (Conad) Extraordinário durante Assembleia Geral, na tarde de quarta-feira (19), no auditório da Seção Sindical. Os e as presentes também debateram os pontos de pautas: Análise de Conjuntura e Deliberação sobre a Permanência do ANDES-SN na Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas).

 

Irão compor a comitiva da ADUA no 14º Conad Extraordinário como delegado o 2º vice-presidente da ADUA, José Alcimar de Oliveira; como observadora, a presidente da ADUA, Ana Lúcia Gomes, e como observador, Gladson Rosas, este indicado na Assembleia Descentralizada, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), em Parintins, em 10 de outubro.

 

As unidades fora da sede de Humaitá e Benjamin Constant também convocaram assembleias descentralizadas para debater a mesma pauta, mas que não ocorreram por falta de quórum.

 

Conjuntura

 

As eleições presidenciais de 2022 foram o tema central da Análise da Conjuntura. Foi levantada a questão sobre a Diretoria do ANDES-SN apoiar o voto no candidato Luiz Inácio Lula da Silva para derrotar o candidato à reeleição Jair Bolsonaro.

 

A presidente da ADUA ressaltou que a decisão da diretoria do Sindicato Nacional não representa a compra dos ideais da campanha de Lula, mas que, diante da atuação de Bolsonaro, não há outra opção a não ser lutar em conjunto para derrotar esse desgoverno nas ruas e nas urnas, no segundo turno.

 

 

CSP-Conlutas

 

Quanto à deliberação sobre a Permanência do ANDES-SN na CSP-Conlutas ficou entendido que não há ainda um balanço da atuação da Central para que a ADUA defina um posicionamento sobre essa pauta que será tema no 14º Conad Extraordinário.

 

Como encaminhamento ficou definida a realização de uma nova AG para debater o tema no dia 8 de novembro, às 14h, no auditório da seção sindical, data em que as diversas posições já devem estar expostas no Caderno de Textos do Conad e este disponível a todos e todas.

 

Também foi proposta uma outra reunião com representantes da CSP-Conlutas e do ANDES-SN como convidados(as), a fim de aprofundar o tema. Esse encontro deve ser agendado para antes do 41º Congresso Nacional do ANDES-SN, que acontecerá em fevereiro, em Rio Branco.

 

Tais encaminhamentos foram feitos após amplo debate e considerando as diferentes posições sobre o tema.

 

 

Informes

 

Os e as presentes foram informados(as) sobre a realização da festa em comemoração aos 43 anos de luta em defesa da Educação da ADUA, a qual será realizada no dia 27 de outubro (quinta-feira), das 10h às 15h, na Assua. Os sindicalizados e as sindicalizadas interessados em participar devem obter suas pulseiras de acesso na Secretaria da Seção Sindical até o dia 25.

 

Sobre as Eleições da ADUA (biênio 2022-2024) foi comunicado que apenas uma chapa se inscreveu para concorrer à Diretoria Executiva e 16 inscrições para o Conselho de Representantes das Unidades (Crad).

 

Durante os informes também foi lida a Nota da ADUA, publicada na quarta-feira (19), na qual manifesta irrestrito apoio à comunidade acadêmica do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e repudia as declarações racistas, homofóbicas, xenofóbicas, transfóbicas e de explícita aversão às políticas de inclusão proferidas, no dia 13 de outubro de 2022, por palestrantes no X Encontro Internacional de Ensino e Ciências na Amazônia. Sobre o tema, o professor Marcelo Seráfico criticou o fato de que tais posicionamentos, como o ocorrido em Tabatinga, estão sendo institucionalizados.

 

Outro informe foi sobre a Instrução Normativa (IN) SGP/SEDGG/ME Nº 66, de 16 de setembro de 2022, a qual consolida as orientações expedidas pelo Órgão Central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) quanto à concessão de progressão funcional e promoção aos servidores e às servidoras da carreira de Magistério Federal, regida pela Lei 12.772/2012, e de outras carreiras da Administração Pública Federal. A Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do ANDES-SN emitiu uma nota técnica referente à IN, que pode ser lida aqui. 

 

O 1º vice-presidente da ADUA, Aldair de Oliveira, ressaltou que a entidade teve vitória com ação federal sobre o tema de progressão em 2016, acrescentando que, ao contrário do discurso que pretende desmoralizar as universidades e servir de base para argumentos de ataques contra as instituições federais de ensino, mesmo durante a pandemia, as e os docentes dessas universidades estiveram trabalhando, apesar das dificuldades impostas, e formando profissionais de diversas áreas.

 

 

Também foi informado que a faixa “ANDES-SN em defesa da Democracia! #Fora Bolsonaro”, exposta na fachada da ADUA, será mantida, apesar das tentativas de intimidação que a Seção Sindical tem sofrido. A assessoria jurídica da ADUA entende que, além de não estar cometendo ilegalidade, o Sindicato mantém seu papel combativo diante do atual contexto em que a estratégia dos apoiadores de Jair Bolsonaro é a intimidação e o medo.

 

Fotos: Sue Anne Cursino/ ADUA Ascom

 

Fonte: ADUA

 

Leia também:

 

Jurídico do ANDES-SN emite nota técnica sobre IN que aborda progressão e promoção

 

 

Eleições da ADUA recebem inscrição de uma chapa para Diretoria e 16 para Crad

 

 

NOTA DA ADUA - SEÇÃO SINDICAL

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL