Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  10/11/2022


Sindicalizados e sindicalizadas à ADUA decidem pela manutenção do ANDES-SN na CSP-Conlutas



 

 

A maioria dos e das docentes sindicalizados e sindicalizadas à ADUA – presentes em Assembleia Geral (AG) nesta quarta-feira (9) – votou pela manutenção do ANDES-SN na Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas). A decisão foi tomada após ampla discussão sobre tema que teve como base Textos de Resolução (TRs) do Caderno de Textos do 14º Conselho do ANDES-SN (Conad) Extraordinário, a ocorrer em 12 e 13 de novembro, com tema central “CSP-Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação da Central”.

 

Após a leitura de trechos dos TRs a favor (10,14, 16,17, 11 e 12) e contra (8, 13, 15 e 18) manter a filiação do Sindicato Nacional à Central e a discussão sobre os argumentos apresentados, oito professores e professoras votaram pela manutenção do Sindicato Nacional da Central e dois pela saída.

 

 

Entre os docentes a se manifestarem na AG a favor da permanência do ANDES-SN na CSP-Conlutas esteve o ex-presidente da ADUA, Antônio Oliveira Neto (IFCHS). O professor relembrou a saída do ANDES-SN da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a luta pela criação da CSP-Conlutas. “Não vejo motivos de ordem estratégica para sair da CSP-Conlutas como foi com a saída da CUT, se sairmos, vamos ficar numa situação vulnerável aos ataques do governo”.

 

O professor aposentado da FIC e atual diretor da ADUA, Tomzé Costa, foi um dos que defendeu a saída do Sindicato Nacional da Central. O docente questionou o argumento de “enraizar” a CSP-Conlutas na base. “Por que nós não conseguimos esse enraizamento? Por que não conseguimos avançar? A CSP-não parece ter estratégias para ampliar a base”, disse. Tomzé afirmou apoiar as propostas apresentadas pelo TR18 que propõe a criação de uma nova central por meio de um Encontro Nacional da Classe Trabalhadora (Enclat).  

 

Apesar de não votar pela saída do ANDES-SN da CSP-Conlutas, o professor do IFCHS e diretor da ADUA Aldair Andrade afirmou que a Central não dá o devido valor ao Sindicato Nacional, que possui um peso tanto financeiro quanto de representatividade. “O ANDES-SN tem mais força e não pode ser colocado na mesma régua, essa é uma discussão que estava sendo adiada e precisa ser feita, é preciso debater esses problemas internos, o ANDES-Sn precisa ser levado a sério”.

 

 

A docente da Faculdade de Educação (Faced), Gisele Costa, relembrou momentos importantes da luta da CSP-Conlutas em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras não apenas organizados, mas também os informais, como, por exemplo, sua atuação no caso da desocupação da comunidade Pinheirinho, em 2012, em São Paulo, e as duas grandes greves gerais ocorridas em 2015, também em São Paulo. “Diferente da CSP, a CUT deixou de ter independência de classe, houve uma ruptura de classe”.

 

Informes

 

Antes do debate da pauta única, a presidente da ADUA, Ana Lúcia Gomes, que presidiu a AG, deu alguns informes. O primeiro deles foi a morte da cantora Gal Costa, ocorrida nesta quarta (9). Uma das maiores artistas brasileiras, Gal também sempre se posicionou politicamente sendo contra a Ditadura Civil-Militar e, mais recentemente, contra o atual desgoverno da morte de Jair Bolsonaro.

 

Outro informe foi sobre as eleições para Diretoria da ADUA e Conselho de Representantes das Unidades (Crad) que ocorrem nos próximos dias 16 e 17 de novembro em Manaus e nas unidades fora da sede (Parintins, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Benjamin Constant). O pleito tem como chapa única “Resistir e organizar as lutas” formada por Jacob Paiva (Faced), para presidente; Aldair Andrade, como 1º vice-presidente; Maria Eliane Vasconcelos (ICSEZ), como 2ª vice-presidente; Ana Cláudia Fernandes (IEAA), para 1ª secretaria; Jocélia Barbosa (Faced), para 2ª secretaria; Tomzé Costa, como 1º tesoureiro; e Jorge Barros (FES), para 2º tesoureiro.

 

A professora lembrou ainda sobre o prazo para submissão de produções para compor o número 5 da revista da ADUA “Resistências”, que vai até 28 de fevereiro de 2023. O próximo número tem como tema central “Povos Indígenas: a luta pela existência em um mundo desigual”. Os e as articulistas podem enviar as colaborações por meio do e-mail revisresistencias@gmail.com.

 

Uma outra informação compartilhada na AG foi sobre a realização do 1º Encontro das Seções Sindicais da Regional Norte 1 do ANDES-SN, o qual será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, em Porto Velho (RO).  O encontro terá como tema “Amazonas: Território de Lutas e Resistências” e contará com a participação do professor Jacob Paiva, como palestrante, e o(a) docente Tomzé e Ana Lúcia Gomes como participantes.  

 

O representante da CSP-Conlutas, Gilberto Silva, falou ainda sobre a reunião ocorrida no dia 7 de novembro entre representantes da ADUA, e outras entidades e movimentos, que discutiu sobre a permanência do ANDES-SN na central sindical. Segundo ele, no geral foi apontado que não houve registro de ato ou falha grave, como traição de classe, que justifique a saída do Sindicato Nacional, mas que cabe à base do ANDES-SN decidir.

 

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL