Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  01/12/2022


ANDES-SN encaminha moção de pesar pelo falecimento da professora Graça Barreto



 

O ANDES-SN encaminhou, no dia 25 de novembro, Moção de Pesar pelo falecimento de Maria das Graças de Carvalho Barreto, professora aposentada da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ex-diretora da ADUA e militantes das áreas da Educação Popular e Pedagogia Indígena A moção foi aprovada no 14º Conselho do ANDES-SN (Conad) Extraordinário, nos dias 12 e 13 de novembro, em Brasília (DF).

 

Além desta, foram aprovadas também as moções de repúdio à privatização na UFRJ; aos atos antidemocráticos e golpistas organizados pelo reitor da UFVJM, professor Janir Alves; aos ataques preconceituosos sofridos pela vereadora de Uberlândia, Amanda Gondim, feitos por bolsonaristas que não respeitam o resultado das eleições 2022; ao ataque e desrespeito praticado pelo professor Airton Paula Souza, da ADUFS, durante o Conselho.

 

Também foram aprovadas moções de solidariedade ao companheiro Luiz Carlos Prates, o Mancha; à professora da Unioeste, Isabel Grassiolli, e a todas as pessoas que sofreram violência política de corte fascista nas últimas eleições; e à professora Débora Arraes da Universidade do Estado do Amapá, diante do assédio praticado por docente vinculada à Unifap.

 

 

Outras moções aprovadas foram de apoio às entidades do movimento sindical e popular do Brasil; e ao Comitê Sanitário de Defesa Popular, em especial, ao professor Marcos Moraes Calazans da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e pela manutenção da vaga ocupada pela professora Jurema Oliveira na área de Literatura e pela visibilização das pautas antirracistas na Ufes. Leia as moções completas aqui!

 

Leia a moção de pesar na íntegra:

 

As(Os) delegadas(os) do 14º Conad Extraordinário, realizado em Brasília (DF), nos dias 12 e 13 de novembro de 2022, manifestam o seu profundo pesar por motivo do falecimento da professora aposentada da Ufam, MARIA DAS GRAÇAS DE CARVALHO BARRETO, ocorrido em Manaus (AM), no dia 13 de novembro de 2022.

 

A docente ocupou o cargo de presidente da ADUA nas gestões 1994-1996 e 1996-1998.  Atuante no campo da Educação Popular, Pedagogia Indígena e na Luta Social, Graça era conhecida por sua disposição de luta em defesa da educação pública, gratuita, laica e socialmente referenciada, contribuindo para a história de mobilização e organização docente.

 

As(Os) participantes do 14º Conad Extraordinário, assim, solidarizam-se com a dor dos(as) familiares, amigos(as) e de quem com ela participou da luta coletiva pela construção do Sindicato Docente. Sua presença permanecerá nos espaços de luta que ajudou a construir, compondo o quadro da memória de resistência e coragem da nossa categoria.

 

Graça Barreto, presente! Hoje e sempre!

 

Brasília (DF), 13 de novembro de 2022

 

Fonte: ADUA com informações do ANDES-SN



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL