Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  13/12/2022


ANDES-SN convoca Jornada de Lutas contra cortes no orçamento da educação



 

Em defesa da educação pública, o ANDES-SN convoca Jornada de Lutas contra cortes orçamentários nos dias 15 e 16 de dezembro. A realização da mobilização é resultado de reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN, ocorrida de forma remota na manhã da segunda-feira (12). A orientação é que sejam organizados atos, debates, aulas públicas, panfletagens, faixaços, entre outras ações que mobilizem a comunidade acadêmica nas Universidades, Institutos Federais e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets).

 

Pelo menos 25 seções sindicais do Sindicato Nacional estiveram presentes no encontro. A ADUA foi representada pelo presidente da Seção Sindical, professor Jacob Paiva (Faced) e pelo 1º vice-presidente, Aldair Oliveira de Andrade (IFCHS).  A diretoria da Seção Sindical vai continuar o processo de planejamento das atividades e deve considerar os encaminhamentos indicados pela reunião do setor.

 

“A importância e pertinência da reunião nesse momento de estrangulamento no orçamento das universidades federais de ensino, mesmo que tenha acontecido em caráter de urgência, de forma virtual, demonstra que o nosso sindicato está atento e mobilizado para acompanhar as pautas urgentes e organizar as lutas necessárias da categoria docente e de toda a comunidade acadêmica. É importante ainda destacar a presença do sindicato em diálogo com a comissão de transição para o novo governo, com a apresentação das pautas que reúnem nossas reivindicações para a reconstituição dos direitos da categoria docente, dos servidores públicos e das servidoras públicas, e de toda a classe trabalhadora brasileira ”, declarou o professor Jacob Paiva. 

 

A presidente do Sindicato Nacional, Rivânia Moura, explicou que, diante de mais um ataque do governo Bolsonaro contra a Educação Pública, com mais um bloqueio de verbas das instituições, é necessária a realização de atividades que mobilizem toda a comunidade acadêmica.

 

“O Setor aprovou, mediante avaliação, de que essa conjuntura é muito difícil para a Educação Pública e assim permanece com o orçamento previsto para 2023, que nós precisamos finalizar esse ano e iniciar o próximo também em mobilização. Por isso, a ideia de construir os atos ainda em 2022, em conjunto com outras entidades nacionais da Educação, em resposta aos ataques, e também para dizer que nós não vamos recuar nem ficar calados frente ao processo de destruição da Educação Pública, nós temos a responsabilidade de construir as lutas para reconstruir a Educação Pública em nosso país”.

 

Encaminhamentos

 

Além da aprovação da Jornada de Lutas contra os Cortes, com a deliberação de que as seções sindicais informem suas articulações de luta nos próximos dias e da ampliação e fortalecimento da Campanha pela Defesa da Educação Pública e contra os Cortes Orçamentários, os e as participantes da reunião do Setor das Ifes decidiram pela realização de um levantamento sobre os calendários acadêmicos e a existência de movimentos unificados dentro das instituições, assim como de outros movimentos sociais.

 

Também foi decidido pelo fortalecimento do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) do ANDES-SN e a necessidade de pesquisa e aprofundamento sobre o Reuni Digital e Educação a Distância (EaD).

 

Outra decisão é a realização de protocolo da pauta do ANDES-SN junto ao novo governo e solicitação de agenda de discussão.

 

Também ficou indicada a realização de um ato em Brasília (DF), com participação de representações das seções sindicais.

 

Fontes: ADUA com informações do ANDES-SN

 

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL