Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  26/12/2022


Nota de Pesar - Menabarreto Segadilha França



 

NOTA DE PESAR E DE SOLIDARIEDADE - MENABARRETO SEGADILHA FRANÇA


É com extremo pesar que a diretoria da ADUA - Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional comunica o falecimento do professor aposentado da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), MENABARRETO SEGADILHA FRANÇA, da Faculdade de Medicina, da qual foi diretor. O ocorrido se deu neste domingo de Natal (25 de dezembro de 2022) e seu corpo será cremado no Crematório do Recanto da Paz, em Iranduba, momento reservado aos familiares.

 

A trajetória profissional do companheiro Mena, como o chamávamos na intimidade, sempre esteve articulada com as lutas mais gerais da classe trabalhadora brasileira, especialmente as por saúde e educação públicas de qualidade. Menabarreto ingressou na Ufam em 1976, como docente da Faculdade de Ciências da Saúde e, já como diretor da Faculdade de Medicina, implantou o internato rural do curso em 1987, inicialmente em comunidades de Parintins, levando assim os e as profissionais de Medicina para o interior do Amazonas. Mesmo sob diversas críticas, o internato rural da Ufam é hoje o que mais resulta em interiorização de médicos e médicas após a formatura.

 

Mesmo depois de aposentado, Menabarreto continuou atuando em espaços de lutas voltados para a promoção da justiça e da igualdade social, baseados na organização da sociedade civil amazonense. Ao lado do professor Osvaldo Coelho, Aloysio Nogueira, Alcimar Oliveira, José Humberto Michiles, entre outros, organizou o “Movimento Educar para a Cidadania”, que funcionou no auditório da ADUA. A irreverência e a inconformidade, características que sempre carregava consigo em suas intervenções e atitudes, deixam exemplos da bravura do militante social que era o companheiro Mena.

 

O presidente da ADUA, Jacob Paiva, afirmou “que a indignação e a irreverência do companheiro Menabarreto sirvam de inspiração para as novas gerações comprometidas com as lutas pelas transformações estruturais de que o Brasil precisa para garantir vida digna e decente à maioria de sua população”.

 

A ADUA se solidariza com a dor da família, dos e das colegas docentes e discentes neste difícil momento.

 

Menabarreto, presente!



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL