Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  12/01/2023


AG da ADUA empossa Crad e define delegação para o 41º Congresso do ANDES-SN



 

Em Assembleia Geral (AG) da ADUA, na quarta-feira (11), foi empossado o Conselho de Representantes das Unidades (Crad) para o biênio 2022-2024 e definida a delegação para participar do 41º Congresso do ANDES-SN, a ser realizado de 6 a 10 de fevereiro, em Rio Branco (AC). A AG ocorreu no auditório Professor Osvaldo Coelho, na sede da Seção Sindical.

 

Escolhido nas eleições ocorridas em novembro de 2022, o Crad empossado é composto por 11 docentes, sendo: Gladson Rosas Hauradou, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ /Parintins); Marcelo Dayron Rodrigues Soares e Douglas Ferreira de Paula, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/ Humaitá); Max de Souza Pinheiro e Solano da Silva Guerreiro, do Instituto de Natureza e Cultura (INC/ Benjamin Constant); Charles Maciel Falcão, do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/ Coari).

 

Também compõem o Conselho: Rosana Barbosa de Castro Lopes, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA); Marcelo Bastos Seráfico de Assis Carvalho e Andreza Gomes Well, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS); Ely Sena de Almeida, da Faculdade de Tecnologia (FT); Guilhermina de Melo Terra e Ivânia Maria Carneiro Vieira, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC); Rita Floramar Fernandes dos Santos e Rosejane da Mota Farias, da Faculdade de Educação (Faced); Robert Langlady Lira Rosas, da Faculdade de Letras (Flet) e Ida de Fátima de Castro Amorim, da Faculdade de Educação Física (FEFF).

 

Antes da posse, os membros do Crad participaram de uma reunião com a Diretoria da ADUA, na qual os e as representantes trouxeram demandas dos campi e unidades, como a expansão da universidade; Ensino a distância (EAD), calendário acadêmico, entre outros pontos pertinentes para a categoria docente.

 

O Conselho tem como objetivo discutir sobre problemas de interesse dos sindicalizados e das sindicalizadas, encaminhar sugestões aos outros órgãos diretivos da entidade e também dar parecer sobre matérias que devem ser objeto de deliberação em AGs, além de formular as políticas gerais e específicas da ADUA.

 

41º Congresso

 

Para delegados e delegadas, com direito a voz e voto, foram definidos: Jacob Paiva (Faced), indicado pela diretoria; Marcelo Dayron, cujo nome foi encaminhado na Assembleia Descentralizada no IEAA/Humaitá; e Maria Eliane Vasconcelos, indicada na Assembleia Descentralizada no ICSEZ/Parintins.

 

Durante a AG em Manaus foram escolhidos, por meio de votação, os nomes de mais cinco delegados e delegadas, sendo eles e elas: Jocélia Barbosa (Faced), José Alcimar de Oliveira (IFCHS), Tomzé Costa (FIC), Lino João Neves (IFCHS) e Jorge Barros (FES).

 

 

Os observadores e as observadoras, com direito a voz, são: Marinez França, indicada em Assembleia no ICSEZ/Parintins; e Gisele Costa (Faced), Antonio Neto (IFCHS), Guilhermina de Melo (FIC) e Raimundo Nonato (IFCHS), estes escolhidos e estas escolhidas na AG em Manaus.

 

No total, serão 13 docentes a representar a ADUA – Seção Sindical no encontro de deliberação máxima do ANDES-SN.

 

 

Informes

 

O professor Jacob Paiva, que presidiu a AG, abriu os informes comentando sobre a presença da ADUA no Ato em Defesa da Democracia, realizado no dia 09 de janeiro, no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus, afirmando que a categoria segue vigilante e deve estar presente nas próximas mobilizações a serem convocadas.

 

Outro informe foi o encaminhamento de solicitação de audiência com o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Mário Puga, a qual deve acontecer após o retorno de suas férias. O objetivo central será tratar sobre os impactos dos cortes e contingenciamentos de recursos da instituição, o novo calendário acadêmico aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), segurança no campus e outros pontos pertinentes apontados, no dia 11 de janeiro, durante a reunião entre a Diretoria da ADUA e o Crad.

 

Também foi informado que a Reitoria da Universidade encaminhou o Ofício Circular nº.  015/2022/Progesp/Ufam, o qual tem como objeto a remoção de servidores e servidoras - banco de permuta e Processo Seletivo de Remoção.

 

Com objetivo de cultivar a história dos lutadores e das lutadoras, o professor Jacob pediu também um cumprimento ao professor Menabarreto Segadilha França, falecido no dia 25 de dezembro de 2022, enfatizando sua importância na docência, militância e luta em defesa do SUS e da interiorização da universidade por meio do internato rural. “Com sua forma irreverente e sempre polêmica, sempre esteve presente nas lutas. Menabarreto, Presente!”, saudou Jacob Paiva, sendo acompanhado por todos os e todas as presentes.  

 

 

O professor Tomzé Costa informou que foi iniciada a distribuição do calendário 2023 da ADUA, criado com inspiração no legado poético e histórico do escritor amazonense Thiago de Mello. O material será encaminhado para os campi fora de Manaus e as unidades da capital, mas também pode ser retirado na secretaria da ADUA.

 

Membro da coordenação-executiva do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), Bruno Pastré, informou sobre a solicitação para que os(as) Técnicos(as) Administrativos(as) possam fazer e orientar pesquisas nas universidades em que atuam. Pastré pediu a solidariedade nas votações para a mudança de regimento.

 

O integrante do Sintesam também informou que a entidade enfrenta desmobilização e desfiliações. Por esse motivo, lançou a proposta da realização de uma festa cultural para divulgação da atuação do Sintesam e da ADUA, no sentido estimular a sindicalização às duas entidades.  

 

Fotos: Daisy Melo/ Ascom ADUA 

 

Fonte: ADUA

 

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL