Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  06/02/2023


Calculadora das Perdas Salariais é disponibilizada para SPFs



 

Está disponível a Calculadora das Perdas Salariais, lançada pelo ANDES-SN e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O objetivo é auxiliar no debate sobre a gravidade da corrosão salarial que afeta a categoria dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Federais (SPFs) e evidenciar a necessidade da mobilização permanente para preservação de direitos e reconquista do respeito aos serviços públicos.

 

O 1º Tesoureiro do ANDES-SN e responsável por organizar a ferramenta junto ao Dieese, Amauri Fragoso, explica que a perda inflacionária refere-se ao aumento no custo de vida devido à inflação, o que, por consequência, leva à perda no poder de compra. “A nossa calculadora leva em consideração essa perda calculando tanto a perda financeira em real, como o percentual da perda do período escolhido pelo (a) docente”, afirma.

 

Fragoso enfatiza que, desde a aprovação da constituição de 1988, professores e professoras do magistério federal são prejudicados(as) pela destruição da carreira, inflação e mudanças previdenciárias, chamando atenção para o fato de que por conta da malha salarial ser composta por 135 níveis possíveis, fica difícil reivindicar um índice linear de recomposição salarial para toda categoria.

 

 

O Sindicato Nacional e outras entidades cobram a aceleração da recomposição salarial das categorias e a revogação de decretos, portarias e instruções normativas que atingem os e as SPFs.

 

Após mais de seis anos sem reajuste nem negociação com o governo, o Serviço Público Federal brasileiro contará com a instalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente dos Servidores Públicos na terça-feira (07), às 11h (horário de Brasília). A reunião contará com a presença de representantes do ANDES-SN e demais entidades que compõem o Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

 

A atividade faz parte da campanha por reajuste salarial, com uma série de ações organizadas pelos Fóruns das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).

 

 

A calculadora pode ser acessada clicando aqui.

 

 

Veja, a seguir, um exemplo de uso da ferramenta. 

 

- Ao acessar o link da ferramenta, você encontrará a seguinte imagem:

 

 

 

Em seguida o(a) interessado(a) irá escolher a careira - se EBTT ou MS -, a situação - se ativo ou aposentado - e o regime de trabalho. No segundo quadro, na tela ao lado, escolherá a titulação, o cargo e nível. A sua ultima escolha será o período que deseja fazer o cálculo (a entrada dos dados do período deve seguir o padrão: as três primeiras letras do mês seguidas de hífen e o ano com quatro algarismos. Exemplo: jan-2021). Na sequência, clicar em “calcula”. A outra tecla - disponível ao lado da tecla de cálculo - permite apagar todas as escolhas.

 

Após o clique, aparecerá uma tabela e um gráfico. Um exemplo da tabela é mostrado a seguir:

 

 

- A tabela acima mostra a perda salarial da escolha do(a) interessado (a). Na primeira linha a soma da perda financeira do período sem correção.

 

A segunda linha corrige essa perda financeira pelo IPCA. Este valor significa que o(a) professor (a), para este caso, deixou de receber R$ 240.156,20 entre maio de 2006 e dezembro de 2022. Detalhe, a escolha foi de Janeiro de 1995 a dezembro de 2022, isto ocorre devido à implantação do cargo de associado em maio de 2006. O mesmo vai ocorrer para carreira de EBTT para o D IV, que foi implantado em julho de 2008.

 

A terceira linha mostra o percentual da perda (do poder de compra) do período (38,84%). A conta é feita calculando o percentual da diferença entre o salário recebido e o salário devido, corrigido pelo IPCA para 2022, com relação ao salário recebido.

Por fim, a quarta linha da tabela calcula a perda do poder de compra (23,93%), desde o último reajuste da categoria (agosto de 2019).

 

- Após a tabela teremos o gráfico a seguir. Nele, temos duas linhas que mostram o salário recebido (azul) e o salário devido (vermelho), corrigidos para dez/2022 em função do tempo do período escolhido. Os pontos em destaque representam o momento de alteração salarial.

 

 

Para melhor compreender os critérios de cálculo, a tabela a seguir mostra os períodos, as alterações e a norma legislativa referente a essas mudanças:

 

 

 

 

Fontes: ADUA com informações do ANDES-SN 

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL