Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  28/02/2023


Mais de 20 moções foram aprovadas no 41º Congresso do ANDES-SN



 

Foram aprovadas mais de 20 moções de solidariedade, apoio, repúdio e desagravo durante o 41º Congresso do ANDES-SN, realizado de 6 a 10 de fevereiro, em Rio Branco (AC). O encontro, realizado na Universidade Federal do Acre (Ufac), contou com 608 participantes, representantes de 82 seções sindicais, entre elas a ADUA, com uma delegação composta por 13 docentes, entre observadores(as) e delegados(as).

 

As e os participantes do 41º Congresso manifestaram, por exemplo, repúdio à administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); à suspensão de novas bolsas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PRAE/UFRGS) para Aperfeiçoamento, Informática, Ensino-Benefício, Iniciação Científica-Benefício e Extensão-Benefício; e à ação de despejo impetrada pela reitoria da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) contra a Seção Sindical de Docentes da UFMS (Adufsm SSind).

 

Outra moção de repúdio foi relacionada à instauração do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) movido pelo Ministério da Educação (MEC), contra docentes da Universidade Federal Fluminense (UFF), que integravam, em 2008, o Conselho Universitário (CUV), por votarem e aprovarem, por unanimidade, de forma soberana, a favor do reenquadramento de Técnico-Administrativos(as) em Educação da UFF.

 

Também foi registrado repúdio ao descumprimento sistemático, por reitores e reitoras das Instituições de Ensino Superior (IES), da Lei 12.990/14 que instituiu a reserva de vagas, para negras e negros, em concursos públicos; bem como, o leilão de imóveis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), incluindo parte significativa do Terreno do Campus da Praia Vermelha, no dia 2 de fevereiro deste ano; e a contaminação do meio ambiente pelos agrotóxicos das lavouras de soja e cana de açúcar, nas aldeias da Reserva Xerente, em Tocantins.

 

Os e as docentes presente no Congresso declararam, ainda, apoio à campanha pelo reajuste imediato das bolsas de pesquisa e formação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); à luta dos(as) trabalhadores(as) das Lojas Americanas pela manutenção do emprego; e à luta dos e das sobreviventes e familiares de vítimas da tragédia da Boate Kiss, ocorrida em 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria (RS), e que causou a morte de 242 jovens.

 

Os e as congressistas também manifestaram solidariedade a docentes e demais profissionais da educação em Portugal, em luta desde dezembro de 2022, em greves, marchas e acampamentos, na defesa de melhores condições de trabalho, de vida e de carreira; apoio à luta do povo haitiano por sua soberania e autodeterminação; e solidariedade aos trabalhadores e às trabalhadoras do Peru, em luta pela democracia, enfrentando a repressão do governo peruano.

 

Além dessas e de outras moções, também foi aprovada uma moção de reivindicação, destinada a representantes das chapas candidatas à direção do ANDES-SN, para que os processos eleitorais para direção do ANDES-SN tenham o compromisso político de compor chapas eleitorais que atendem à representatividade do povo brasileiro: 58% de pessoas negras, 38% de pessoas brancas e 4% de pessoas indígenas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Leia a Circular nº 043/2023 com o texto completo sobre as moções aqui

 

Fonte: com informações do ANDES-SN

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL