Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  07/03/2023


ANDES-SN realiza ação para socorro emergencial ao povo Yanomami



 

Em defesa dos povos originários do Brasil, o ANDES-SN realizou a doação de R$ 200 mil para a Hutukara Associação Yanomami (HAY), em socorro emergencial ao povo Yanomami, na cidade de Boa Vista (RR), na segunda-feira (6). A comitiva do ANDES-SN também participou de reunião com entidades de proteção aos (às) indígenas . A atividade cumpre deliberação do 41º Congresso do Sindicato Nacional, ocorrido em fevereiro, em Rio Branco (AC).

 

Estiveram presentes na ação a presidente do ANDES-SN, Rivânia Moura; a 1ª tesoureira da Regional Norte I, Ana Lúcia Gomes; a representante da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Roraima (SINDUERR), professora Maria José; os integrantes da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Roraima (SESDUF-RR), professores Roberto Câmara, Paulo Maroti e Jaci Guilherme Vieira; e o docente sindicalizado à ADUA, Lino João. Também estiveram presentes representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do Conselho Indígena de Roraima (CIR).

 

O encontro foi realizado na sede do CIR e teve relevante importância, por ter sido um momento de ouvir as entidades indígenas, saber suas demandas mais urgentes diante do massacre que é de conhecimento público.

 

"Foi extremamente importante ouvir das lideranças indígenas a situação dos povos Yanomamis, que carregam o descaso do poder público, do genocídio programado, que faz com que hoje essa população tenha condições desumanas de vida e de sobrevivência”, disse Rivânia Moura.

 
 

A direção do ANDES-SN se colocou à disposição para ampliar seus canais de comunicação para reverberar todos os ataques às terras e ao povo indígena. 

 

“A permanência do garimpo ilegal em terras Yanomami tem lhes roubado o território e a dignidade. O aumento do casos de malária, verminoses e doenças em geral tem lhes roubado a saúde. O conjunto destes ataques pode impedir a continuidade de seu povo. Nossa ajuda humanitária foi muito simbólica diante de tantos problemas enfrentados por eles”, enfatizou a professora Ana Lúcia Gomes. 

 

Integrantes da comitiva do Sindicato Nacional também participaram da posse de Marizete de Souza, a primeira indígena a assumir a Coordenação Regional da Funai em Roraima.

 

O ANDES-SN levanta a necessidade de apoio político às lutas dos povos indígenas, em especial na reconstrução de suas vidas após a crise humanitária aos quais foram submetidos com o avanço do garimpo ilegal em suas terras e pelas ações de morte agravadas com o desgoverno de Bolsonaro. Muito ainda precisa ser feito.

 

 

 

 

Fontes: ADUA com informações do ANDES-SN



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL