Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  10/05/2023


Jurídico responde dúvidas sobre desconto da contribuição previdenciária sobre férias



 

 

Após a publicação do informe “Mais uma vitória: ADUA ganha na Justiça causa de desconto indevido da contribuição previdenciária sobre férias”, alguns(algumas) docentes encaminharam dúvidas sobre o tema para a Seção Sindical.

 

Por essa razão, a Assessoria Jurídica produziu um informe em que explica algumas questões sobre a ação. Leia abaixo!

 

 

INFORME SOBRE O CUMPRIMENTO DE SENTENÇA DA AÇÃO DE DEVOLUÇÃO DO PSS SOBRE 1/3 DE FÉRIAS

 

 

Conforme divulgação anterior, a Assessoria Jurídica da ADUA está dando início ao cumprimento de sentença (execução) da Ação Coletiva de nº 0001331-93.2016.4.01.3200, a qual condenou a União a restituir aos(às) sindicalizados(as) os valores descontados indevidamente a título de contribuição previdenciária (PSS) sobre o adicional de férias (1/3 de férias) no período de 2011 e 2012.

 

O primeiro passo foi a ADUA convocar os(as) docentes sindicalizados(as) em janeiro de 2016 (momento do ajuizamento da ação) a atualizarem seus endereços, telefones e e-mails, uma vez que foram estes(as) os beneficiados(as) com a decisão. Ocorre que após essa chamada surgiram algumas dúvidas, as quais buscaremos responder:

 

  1. Quem são os(as) contemplados(as) com o resultado da ação?

 

Somente os(as) servidores(as) que estavam sindicalizados(as) em janeiro de 2016 e que estavam na ativa no período de 2011 e 2012, bem como não estivessem recebendo o abono de permanência nesse período.

 

Na hipótese desses(as) servidores(as) não serem mais sindicalizados(as), poderão executar seus créditos, mas não usufruirão dos mesmos descontos que os(as) sindicalizados(as).

 

  1. A Assessoria pode fornecer o número da ação coletiva para que todos leiam na íntegra?

 

É a Ação Coletiva de nº 0001331-93.2016.4.01.3200.

 

  1. Os(As) professores(as) aposentados(as) terão direito?

 

Somente terá direito o(a) aposentado(a) que estava na ativa no período de 2011 e 2012, desde que não estivesse recebendo o abono de permanência nesse período e que estivesse sindicalizado(a) em janeiro de 2016.

 

  1. É possível prever valores e data para o pagamento?

 

Os valores somente serão conhecidos a partir da apresentação dos documentos que o(a) servidor(a) encaminhar para o escritório jurídico. Quanto à data para recebimento dos valores, a Assessoria esclarece que o processo de cumprimento de sentença (execução) é o procedimento que concretiza a decisão do juiz feita ao fim do processo de conhecimento, logo terá algumas etapas, como a citação da Ufam, que poderá impugnar os cálculos ou não; remessa dos autos à contadoria do fórum para dizer se há divergências no cálculo apresentado. Somente após esses trâmites, haverá a sentença que homologará os valores. Não havendo recurso depois da homologação, será expedida a requisição de pagamento.

 

  1. Os(As) servidores(as) que não eram filiados(as) na época e não foram contemplados(as) pela decisão, ainda podem ajuizar ações individuais referentes a esse objeto?

 

Não, visto que já houve a prescrição quinquenal dos valores descontados.

 

Desta forma, os(as) servidores(as) que se enquadram nas condições acima descritas, devem continuar atualizando seu cadastro junto à Secretaria da ADUA (aduasindicato@gmail.com e 92 98138-2677), lembrando que devem observar a listagem dos beneficiados(as) que está sendo divulgada aqui.

 

Após a atualização dos dados cadastrais, os(as) servidores(as) que estão na lista devem encaminhar suas FICHAS FINANCEIRAS ANUAIS DO PERÍODO DE 2011 A 2012, para o e-mail recepgb@gomesebicharra.adv.br. Solicitamos que indiquem como assunto do e-mail seu nome completo e cumprimento de sentença – PSS sobre 1/3 de férias.

 

A documentação será analisada pela Assessoria Jurídica, a fim de verificar se o(a) servidor(a) preenche os requisitos para ser contemplado(a) com a devolução do valor indevidamente descontado.

 

Posteriormente, a Assessoria entrará em contato solicitando a documentação necessária para ajuizamento do cumprimento de sentença (procuração; contrato de honorários; cópias do RG, CPF e comprovante de residência; e pagamento dos cálculos no valor de R$ 100,00 para quem é sindicalizado/a).

 

Outras dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail contato@gomesebicharra.adv.br.

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL