Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  28/01/2020


Centrais Sindicais preparam agenda de lutas para 2020



 

 

 

Centrais Sindicais de todo o país se reuniram, na segunda-feira (27), na sede do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), para discutir as ações de 2020 contra o governo Bolsonaro. Na reunião foi debatida a agenda do 1º semestre deste ano; ações que podem começar a ser colocadas em prática como o Dia Internacional da Mulher (8 de março) e o Dia do Trabalhador (1º de Maio), além da conjuntura política frente aos desafios da classe trabalhadora.

 

 

Uma das principais atividades debatidas durante a reunião foi o 18 de março, quando está prevista a Greve Geral. Chamado de “Dia Nacional de Lutas”, o ato contará com  manifestações, visando defender a classe trabalhadora, além de combater a nova reforma administrativa. As ações preveem também protestos contra a Reforma Sindical e a Carteira Verde e Amarela (Medida Provisória 905/2019).

 

 

Além do 18 de março, um ato no dia 14 de fevereiro também está marcado em frente ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) contra a militarização do setor e em defesa das aposentadorias. Recentemente, o governo Bolsonaro quis realizar contratações de reservistas para ocupar os cargos do órgão sem realizar um concurso público. 

 

 

Integrante da Secretaria Executiva Nacional (SEN) da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), Paulo Barela, afirmou que o momento é de fazer denúncias contra o governo de Bolsonaro, defender o emprego e as liberdades democráticas. “A conjuntura é bastante dinâmica e complexa e isso nos traz desafios maiores para enfrentar o governo de ultradireita de Bolsonaro/Mourão e Guedes. É preciso avançar na frente única para lutar e derrotar nas ruas e nas lutas as reformas e os ataques à classe trabalhadora”, declarou.

 

 

Preparação 

 

 

Para preparar a atividade do dia 18 de março, o coletivo de comunicação das centrais sindicais voltarão a se reunir no dia 30 de janeiro para discutir e elaborar o material para divulgação. Já no dia 6 de fevereiro, ocorrerá outra reunião das centrais para discutir a agenda de luta.

 

 

Calendário de Lutas 

 

14 de fevereiro: Ações nas agências contra o desmonte do INSS


8 de março: Dia Internacional da Mulher


18 de março: Greve Geral - Dia Nacional de Mobilização


1º de maio unificado: Fórum Popular em Defesa da Natureza, em São Paulo.

 

Fonte: CSP-Conlutas com edição da ADUA-SSind



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL